Catolicismo, Gentilismo e Mestiçagem na África Ocidental e Centro Ocidental no século XVIII

Palavras-chave: Catolicismo, cristianismo, gentilismo, mestiçagem

Resumo

Resumo:

Este trabalho trata dos processos de mescla cultural que se deram nos enclaves ibéricos da África Ocidental e Centro Ocidental, em especial nas formas de catolicismo mestiço surgidos nessas regiões. Realiza uma discussão sobre as relações desenvolvidas entre os lusos e os autóctones e as formas que encontraram para viver as religiões. O papel do governador ilustrado D. Francisco Inocêncio de Souza Coutinho e suas ações para coibir os gentilismos. Para tanto, foram utilizadas fontes primárias depositadas no AHU, cronistas e a historiografia sobre o tema. Todo o debate se dá a luz do conceito de mestiçagem desenvolvido por Serge Gruzinski que observa o fenômeno como elemento que atingiu a civilização moderna à medida que integravam-se os povos e os espaços do Novo Mundo ao projeto ibérico de expansão. As variedades surgidas para as práticas do catolicismo foram múltiplas, diferenciando-se nas duas regiões estudadas, mas sem deixar de envolver lusos e autóctones de forma completa tornando-se vetores para a propagação de práticas mestiças em outras partes do globo.

Biografia do Autor

Suely Cordeiro Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Suely Creusa Cordeiro de Almeida tem sua formação em História, com a tese intitulada “O Sexo Devoto: normatização e resistência feminina no Império Português XVI –XVIII” publicada, em 2005. Em 2009 cumpriu o estágio Pós-Doutoral junto ao professor Antonio Manuel Hespanha na Universidade Nova de Lisboa. Integra o corpo docente da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e, Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Tem interesse em temas sobre a Expansão Ultramarina Portuguesa; História do Brasil Colonial; História das religiões; História de Pernambuco e da escravidão; lutas por inclusão social dos grupos mestiços e negros.

Publicado
30-06-2016
Como Citar
ALMEIDA, S. C. Catolicismo, Gentilismo e Mestiçagem na África Ocidental e Centro Ocidental no século XVIII. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 42, p. 606-626, 30 jun. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject