Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina.

Main Article Content

Marcos Alfonso Spiess

Resumo

A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no Brasil, especificamente em Santa Catarina, possibilitando perceber como que a estrutura da Igreja Católica, em diálogo com as estruturas sociais, condiciona determinados tipos de recrutamento e de representações sobre a vocação sacerdotal. Considerando a multiplicação no número de padres nas últimas três décadas, buscou-se compreender algumas estratégias da Igreja para manter e reproduzir o corpo clerical, principalmente em relação ao papel da família, dos padres e dos coroinhas (amigos) no processo do despertar e do recrutamento para o seminário. O segundo capítulo explora como aspectos econômicos estão presentes durante o processo de formação dos seminaristas destacando a importância da família, paróquias, comunidades e madrinhas para manter financeiramente o candidato ao sacerdócio. A análise indica como que estes jovens se envolvem num sistema de trocas para manutenção financeira, aonde a dialética de “dar, receber e retribuir” é fundamental para a decisão (continuar ou sair) na caminhada vocacional. Por fim, o terceiro capítulo expõe como a experiência religiosa do sujeito subjaz às representações da vocação e possibilitam compreender a relação entre estruturas postas e a capacidade inventiva dos sujeitos envolvidos no processo de inculcação da vocação. 

Article Details

Como Citar
SPIESS, M. A. Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 42, p. 654-656, 30 jun. 2016.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Marcos Alfonso Spiess, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz (Brusque, SC), mestre e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR).