Religião em ambientes digitais: o discurso religioso e possibilidades de diálogo na perspectiva de Mikhail Bakhtin. 2017. Dissertação (Mestrado) - PPGCR PUC Minas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rogério Tiago Miguel

Resumo

As religiões vêm passando por transformações em suas estruturas litúrgicas. Transformações que são causadas por uma alteração no modelo comunicacional. Por um lado, elas devem admitir que não podem permanecer naquele modelo tradicional, mantendo as formas de comunicação em que a intervenção na mensagem não era perceptível. Por outro lado, ao se aventurarem no novo modelo, se valem das tecnologias digitais. Ao se afirmarem neste novo modelo comunicacional, elas devem admitir que estão diante de uma nova realidade comunicacional que alterará as antigas formas de fazer a religião. Nesta nova forma de fazer a religião se percebe que se abre uma nova maneira de lidar com o fiel, pois, desta vez o fiel intervém ativamente na mensagem pelas possibilidades interativas que as tecnologias digitais oferecem. Esta interação acontece devido a proposta dialógica diante de um processo discursivo entre sujeitos. Esta proposta dialógica adequa a teoria do dialogismo de Bakhtin para as religiões potencializadas pelos ambientes digitais. Procura-se analisar o discurso religioso em ambientes digitais a fim de considerar que nestes espaços se abre nova possibilidade do fazer religioso nos quais todos participam ativamente. Uma prática religiosa dialógica sustentada pela teoria de Mikhail Bakhtin do dialogismo, como elemento constitutivo da linguagem, se torna um dos objetivos deste trabalho. Sendo assim, é necessário compreender de que forma tais instituições tradicionais e conservadoras encaram as transformações tecnológicas. Pode-se responder a pergunta ao se adentrar no universo dos ambientes digitais. Estes são a “habitação” de diversas linguagens. E estas linguagens podem ser compreendidas a partir das reflexões de Bakhtin. A concepção de linguagem em Bakhtin estabelece uma interface com as tecnologias e seus ambientes digitais nos quais “habitam” os discursos religiosos. Baseado nos pressupostos da dinâmica da linguagem e da interação, este trabalho propõe que ambientes digitais podem ser espaços para um fazer religioso dialógico a partir das reflexões de Bakhtin. Estas reflexões poderão abrir novas considerações para as Ciências da Religião. A relevância da pesquisa está na reflexão de novos fenômenos religiosos que, por um lado, preocupam as religiões tradicionais e conservadoras enquanto abre possibilidades de ampliação de práticas religiosas para aqueles que se consideram religiosos não muito conservadores e nem tão tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MIGUEL, R. T. Religião em ambientes digitais: o discurso religioso e possibilidades de diálogo na perspectiva de Mikhail Bakhtin. 2017. Dissertação (Mestrado) - PPGCR PUC Minas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 48, p. 1544-1546, 31 dez. 2017.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Rogério Tiago Miguel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Religião