O sentido religioso do gesto dos pés descalços: análise a partir da ótica de Luís da Câmara Cascudo. 2017. Dissertação (Mestrado)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Erielton de Souza Martins

Resumo

Conhecer e descobrir a importância dos pormenores encontrados no espaço sagrado é algo memorável. Os detalhes presentes nos gestos e ritos são relevantes quando se quer conhecer as gotas dos detalhes presentes no mar daquilo que é envolvente e chamado de Sagrado. O descalça-te ou os pés descalços é apenas uma gota nesse imenso oceano, uma seta apontando para esse caminho. Os estudos desse gesto apresentam uma oportunidade de conhecer detalhes significantes em diversas tradições religiosas que o utilizam durante os seus ritos. Nesta pesquisa esse gesto é descrito da maneira como é executado em algumas instituições e em diferentes mitologias. Por outro lado, também é a maneira de conhecer determinadas particularidades ligadas aos aspectos sociais e culturais durante o período colonial do Brasil. A intenção nesta Dissertação é a de apresentar as similaridades e também divergências envolvendo essa prática gestual a partir da análise de Luís da Câmara Cascudo sobre esse tema. Acrescentam-se a estas considerações apontamentos sobre a possibilidade de entender o gesto descalça-te como metáfora, uma possível forma para eliminar os preconceitos do que é desconhecido sobre a cultura do outro, no mesmo passo em se aprende a ser solícito, criando uma relação de respeito e proximidade como a descrita na regra áurea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARTINS, E. DE S. O sentido religioso do gesto dos pés descalços: análise a partir da ótica de Luís da Câmara Cascudo. 2017. Dissertação (Mestrado). HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 48, p. 1547-1548, 31 dez. 2017.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Erielton de Souza Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Religião - PPG em Ciências da Religião da PUC Minas