“Sem religião” ou pluralismo religioso? Uma leitura introdutória
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo se insere na perspectiva das atuais discussões sobre os “sem religião”, uma categoria que tem despertado interesse de cientistas da religião, teólogos e estudiosos em geral – sobretudo para os que discutem as novas tendências das sociedades secularizadas, a relação entre religião e cultura e o individualismo. Esta é a primeira parte de um trabalho que se subdivide em três partes. Como alude o título, trata-se de uma leitura introdutória ao tema, com base nos dados do Censo de 2010 e em duas outras pesquisas por nós desenvolvidas entre 2015 e 2017. Sua metodologia de análise toma como pressuposto os dados obtidos pela pesquisa quantitativa, questionando-os, em seguida, à luz de uma interpretação mais profunda, que ultrapasse a mera leitura dos índices percentuais graças ao que foi obtido nas respostas qualitativas. Como resultados, questionamos a validade do conceito “sem religião” como tem sido comumente empregado, levantando pistas para a leitura do pluralismo religioso que lhe é subjacente. O artigo se completará com suas outras duas partes, que virão ao público oportunamente.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de HORIZONTE – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em conceder os direitos de publicação a ele referentes à Editora PUC Minas. Declaro (amos) que seu conteúdo, no todo ou em parte, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para a criação de outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direitos autorais e direitos conexos, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao texto e à autoria, incluindo a referência à HORIZONTE.
Declaro (amos), ainda, que não existe conflito de interesses de natureza pessoal, acadêmica, institucional ou financeira entre o tema abordado, o(s) autor(es) e quaisquer empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (reconhecemos) que HORIZONTE está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0):
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por meio desta licença, autorizo (autorizamos), “para maximizar a disseminação da informação”, que terceiros possam compartilhar, distribuir, remixar, adaptar e criar a partir deste trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito à autoria original.