O catolicismo entre a tradição e a reinvenção: novas comunidades, leigos consagrados e vida eremítica na Arquidiocese de Belo Horizonte
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo tem como objetivo pensar a diversidade das expressões de consagração que ocorrem no catolicismo romano contemporaneamente e na Arquidiocese de Belo Horizonte, e que se encontram no compartilhamento dos espaços eclesiais entre formas novas de consagração, como as Novas Comunidades, e as antigas formas de consagração atualizadas na contemporaneidade, como a consagração laical e a vida eremítica. Apontam para expressões diferentes da ação apostólica e de compreensão do catolicismo, assim como da organização institucional. Assim sendo, discutir-se-á, inicialmente, a diversidade que compõe o catolicismo hodierno; em seguida, tecer-se-á considerações sobre o estatuto das novas formas de consagração, sobretudo, as Novas Comunidades, diferenciando-as de outras formas de consagração. Por fim, apresentar-se-ão algumas destas expressões de maneira concreta, expondo, brevemente, sua história, carisma e ação apostólica. A conclusão aponta para a percepção de uma lógica construtiva das experiências religiosas na relação entre catolicismo e realidades culturais/religiosas/filosóficas/teológicas circundantes, presentes nas diferentes formas de consagração, assim como para a existência de certa porosidade entre diferentes grupos contemporâneos, que constroem sentidos por meio de ressignificações. Para esta pesquisa, trabalhou-se a partir da fenomenologia da religião, com técnicas de coleta de informações pautadas em referenciais bibliográficos e digitais, além de entrevistas não estruturadas.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
ALIANÇA DE MISERICÓRDIA. Disponível em: https://misericordia.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2019.
ALMADA, Roberto. O cansaço dos bons. A logoterapia como alternativa ao desgaste profissional. São Paulo: Cidade Nova, 2013.
ARAGÃO, Gilbraz. Os desafios dos movimentos e das novas comunidades. In: GRUPO DE REFLEXÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL PARA O LAICATO DA CNBB. Sujeitos eclesiais. Sal da terra e luz do mundo. Reflexões sobre o documento 105. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 93-102.
ARAUTOS DO EVANGELHO. Disponível em: https://www.joaocladias.org.br/arautos.asp. Acesso em 12 de fevereiro de 2019.
ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Estatuto do Movimento. Movimento Eclesial Missionários Servos da Ternura de Deus. 2017. Mimeo.
BERGER, Peter. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da Religião. São Paulo: Paulus, 1985.
BINS, Rejane Maria Dias de Castro. Eclesialidade, novas comunidades e concílio Vaticano II. As novas comunidades como forma de autorrealização da Igreja. Cadernos de Teologia Pública, ano XIII, n. 106, vol. 13, 2016.
BOFF, Leonardo. A Trindade é a melhor comunidade. Petrópolis, Vozes, 1988.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Ser católico: dimensões brasileiras. Um estudo sobre a atribuição da religião. In: SACHS, Viola et alii. Brasil & EUA. Religião e identidade nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Fronteira da fé – Alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje. Estudos avançados. 18 (52), 2004, p. 261-288.
BRIGHENTI, Agenor. A Igreja do futuro e o futuro da Igreja: perspectivas para a evangelização na aurora do terceiro milênio. São Paulo: Paulus, 2001.
CARRANZA, Brenda & MARIZ, Cecília Loreto. Novas comunidades católicas: por que crescem? In: CARRANZA, B.; MARIZ, C. L.; CAMURÇA, M. Novas comunidades católicas. Em busca do espaço pós-moderno. Aparecida: Ideias e Letras, 2009. p. 139-170.
CARRATO, José Ferreira. As Minas Gerais e os primórdios do Caraça. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963.
CNBB. Subsídios doutrinais da CNBB. Igreja particular, movimentos eclesiais e novas comunidades. São Paulo: Paulinas, 2005.
CNBB. Os cristãos leitos e leigas na Igreja e na sociedade. Documentos da CNBB, 105. São Paulo: Paulinas, 2016.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO (CIC). São Paulo: Loyola, 1983.
CODIN, Victor; ZEVALLOS, Noé. Vida religiosa: história e teologia. Petrópolis: Vozes, 1987.
COMUNIDADE ÁRVORE DA VIDA. Disponível em: http://comunidadearvoredavida.com.br/po/missao/. Acesso em 02 de agosto de 2019.
COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova. Disponível em: https://img.cancaonova.com/cnimages/especiais/uploads/sites/11/2017/03/CancaoNova_Estatuto_Canonico_230614.pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA. Disponível em: www.novaalianca.com.br. Acesso em 30 de julho de 2019.
COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM. Estatutos. Aquiraz: Edições Shalom, 2012.
CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA. Ecclesiae sponsae imago (ESI). 2017. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccscrlife/documents/rc_con_ccscrlife_doc_20180608_istruzione-ecclesiaesponsaeimago_sp.html. Acesso em 12 de agosto de 2019.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO. Conclusões da Conferência de Medellín – 1968. Texto oficial. São Paulo: Paulinas, 2010.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO. Documento de Santo Domingo. Petrópolis: Vozes, 1993.
FERREIRA, Wagner. As novas comunidades no contexto sócio-cultural contemporâneo. Cachoeira Paulista: Editora Canção Nova, 2011, Kindle edition.
FIORES, Stefano de.; GOFFI, Tullo. Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1993.
FRANCISCO, Fernando Rodrigues. A contribuição das novas comunidades cristãs para a teologia do laicato. Reveleteo, Vol. 6, n. 9, jan/jun, 2012, p. 39-54.
FRATERNIDADE DAS NOVAS COMUNIDADES DO BRASIL. Novas comunidades. Primavera da Igreja. São Paulo: Editora Canção Nova, 2008. Kindle edition.
GERALDO, Denilson. As formas de vida consagrada como dom do Espírito Santo à Igreja. Revista de cultura teológica, v. 19, n. 74, - Abr / Jun 2011, p. 87-109.
GRUPO DE REFLEXÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL PARA O LAICATO DA CNBB. Sujeitos eclesiais. Sal da terra e luz do mundo. Reflexões sobre o documento 105. São Paulo: Paulinas, 2017.
HÈRVIEU-LÉGER, Daniele. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
JOÃO PAULO II (Papa). Vita consecrata. São Paulo: Paulinas, 1996.
JOÃO PAULO II (Papa). Christifideles laici. São Paulo: Paulinas, 1990.
JOÃO PAULO II (Papa). Messagio al Congresso mondiale dei movimenti ecclesiali. L’Osservatore Romano, 28 maggio, 1998.
MARIZ, Cecília. A Renovação Carismática Católica. Uma igreja dentro da Igreja? Civitas, Porto Alegre, v. 3, nº 1, jun. 2003.
MARIZ, Cecília. Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. As religiões no Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 53-68.
MARIZ, Cecília L.; LOPES, Paulo Victor Leite. O reavivamento católico no Brasil e o caso da Toca de Assis. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 75-108.
MIRANDA, Júlia. Carisma, sociedade e política: novas linguagens do religioso no político. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
MISSIONÁRIOS CONSAGRADOS. Regra de vida dos Missionários Consagrados (as). 2005. Mimeo.
RATZINGER, Joseph. I movimenti ecclesiali e la loro collocazione teológica. In: PONTIFICIUM CONSILIUM PRO LAICIS. I movimenti nella chiesa. Atti del congresso mondiale dei movimenti ecclesiali. Cittá del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1999.
PINHEIRO, Luiz Antônio. Expressões leigas da vida do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte. In: BOSCHI, Caio César; PINHEIRO, Luiz Antônio. A arquidiocese de Belo Horizonte e o laicato. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2015, p. 95-158.
PORTELA, Rodrigo. Em busca do dossel sagrado. A Toca de Assis e as novas sensibilidades religiosas. 2009. 416 f. Tese de doutorado. UFJF, Juiz de Fora, 2009.
RUMSTAIN, Ariana; ALMEIDA, Ronaldo de. Os católicos no trânsito religioso. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 31-55.
TOCA DE ASSIS. Disponível em: http://tocadeassis.org.br/. Acesso em 10/06/2019.
SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Horizonte, revista de estudos de teologia e ciências da religião. V. 1, n. 2, p. 28-43, 2º sem., 1997.
SANCHIS, Pierre. Religiões, religião... Alguns problemas do sincretismo no campo religioso brasileiro. In: SANCHIS, Pierre (org.). Fiéis e cidadãos. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2001.
SANTOS, Rocélia Barbosa dos. Novas comunidades católicas: gênese, confrontos e desafios comunicativos na sociedade contemporânea. 2014. 191f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
SCARAMUZZI, Iacopo. Virgens consagradas. O Vaticano identifica um fenômeno em expansão. 2018. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/580579-virgens-consagradas-o-vaticano-identifica-um-fenomeno-em-expansao. Acesso em 10/08/2019.
SHALOM. Estatutos da Comunidade Católica Shalom. Fortaleza: Edições Shalom, 2012.
SILVA, Emanuel Freitas da. Como se produz um novo católico carismático: elementos da espiritualidade da comunidade Shalom. Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 43-64, jan./jun. 2019.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza de. A Conferência Episcopal de Medellín: inspiração para uma mística latino-americana e caribenha. Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 698-728, maio/ago. 2018.
TEIXEIRA, Faustino. Faces do catolicismo brasileiro contemporâneo. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 17-30.
VATICANO II. Compêndio do Vaticano II. Constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1983.
ZANOTO, Gizele. Os Arautos do Evangelho no espectro católico contemporâneo. In: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf9/13.pdf. Acesso em 06/05/2019.