O catolicismo entre a tradição e a reinvenção: novas comunidades, leigos consagrados e vida eremítica na Arquidiocese de Belo Horizonte

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Frederico Barboza de Souza

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pensar a diversidade das expressões de consagração que ocorrem no catolicismo romano contemporaneamente e na Arquidiocese de Belo Horizonte, e que se encontram no compartilhamento dos espaços eclesiais entre formas novas de consagração, como as Novas Comunidades, e as antigas formas de consagração atualizadas na contemporaneidade, como a consagração laical e a vida eremítica. Apontam para expressões diferentes da ação apostólica e de compreensão do catolicismo, assim como da organização institucional. Assim sendo, discutir-se-á, inicialmente, a diversidade que compõe o catolicismo hodierno; em seguida, tecer-se-á considerações sobre o estatuto das novas formas de consagração, sobretudo, as Novas Comunidades, diferenciando-as de outras formas de consagração. Por fim, apresentar-se-ão algumas destas expressões de maneira concreta, expondo, brevemente, sua história, carisma e ação apostólica. A conclusão aponta para a percepção de uma lógica construtiva das experiências religiosas na relação entre catolicismo e realidades culturais/religiosas/filosóficas/teológicas circundantes, presentes nas diferentes formas de consagração, assim como para a existência de certa porosidade entre diferentes grupos contemporâneos, que constroem sentidos por meio de ressignificações. Para esta pesquisa, trabalhou-se a partir da fenomenologia da religião, com técnicas de coleta de informações pautadas em referenciais bibliográficos e digitais, além de entrevistas não estruturadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, C. F. B. DE. O catolicismo entre a tradição e a reinvenção: novas comunidades, leigos consagrados e vida eremítica na Arquidiocese de Belo Horizonte. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1217, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Carlos Frederico Barboza de Souza, PUC Minas

Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2008)
Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , Brasil

Referências

AGUIAR, Geraldo. O caminhar dos cristãos leigos e leigas: avanços, recuos e desafios. In: GRUPO DE REFLEXÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL PARA O LAICATO DA CNBB. Sujeitos eclesiais. Sal da terra e luz do mundo. Reflexões sobre o documento 105. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 103-114.
ALIANÇA DE MISERICÓRDIA. Disponível em: https://misericordia.com.br. Acesso em 12 de fevereiro de 2019.
ALMADA, Roberto. O cansaço dos bons. A logoterapia como alternativa ao desgaste profissional. São Paulo: Cidade Nova, 2013.
ARAGÃO, Gilbraz. Os desafios dos movimentos e das novas comunidades. In: GRUPO DE REFLEXÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL PARA O LAICATO DA CNBB. Sujeitos eclesiais. Sal da terra e luz do mundo. Reflexões sobre o documento 105. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 93-102.
ARAUTOS DO EVANGELHO. Disponível em: https://www.joaocladias.org.br/arautos.asp. Acesso em 12 de fevereiro de 2019.
ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Estatuto do Movimento. Movimento Eclesial Missionários Servos da Ternura de Deus. 2017. Mimeo.
BERGER, Peter. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociológica da Religião. São Paulo: Paulus, 1985.
BINS, Rejane Maria Dias de Castro. Eclesialidade, novas comunidades e concílio Vaticano II. As novas comunidades como forma de autorrealização da Igreja. Cadernos de Teologia Pública, ano XIII, n. 106, vol. 13, 2016.
BOFF, Leonardo. A Trindade é a melhor comunidade. Petrópolis, Vozes, 1988.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Ser católico: dimensões brasileiras. Um estudo sobre a atribuição da religião. In: SACHS, Viola et alii. Brasil & EUA. Religião e identidade nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Fronteira da fé – Alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje. Estudos avançados. 18 (52), 2004, p. 261-288.
BRIGHENTI, Agenor. A Igreja do futuro e o futuro da Igreja: perspectivas para a evangelização na aurora do terceiro milênio. São Paulo: Paulus, 2001.
CARRANZA, Brenda & MARIZ, Cecília Loreto. Novas comunidades católicas: por que crescem? In: CARRANZA, B.; MARIZ, C. L.; CAMURÇA, M. Novas comunidades católicas. Em busca do espaço pós-moderno. Aparecida: Ideias e Letras, 2009. p. 139-170.
CARRATO, José Ferreira. As Minas Gerais e os primórdios do Caraça. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963.
CNBB. Subsídios doutrinais da CNBB. Igreja particular, movimentos eclesiais e novas comunidades. São Paulo: Paulinas, 2005.
CNBB. Os cristãos leitos e leigas na Igreja e na sociedade. Documentos da CNBB, 105. São Paulo: Paulinas, 2016.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO (CIC). São Paulo: Loyola, 1983.
CODIN, Victor; ZEVALLOS, Noé. Vida religiosa: história e teologia. Petrópolis: Vozes, 1987.
COMUNIDADE ÁRVORE DA VIDA. Disponível em: http://comunidadearvoredavida.com.br/po/missao/. Acesso em 02 de agosto de 2019.
COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova. Disponível em: https://img.cancaonova.com/cnimages/especiais/uploads/sites/11/2017/03/CancaoNova_Estatuto_Canonico_230614.pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2019.
COMUNIDADE CATÓLICA NOVA ALIANÇA. Disponível em: www.novaalianca.com.br. Acesso em 30 de julho de 2019.
COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM. Estatutos. Aquiraz: Edições Shalom, 2012.
CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA. Ecclesiae sponsae imago (ESI). 2017. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccscrlife/documents/rc_con_ccscrlife_doc_20180608_istruzione-ecclesiaesponsaeimago_sp.html. Acesso em 12 de agosto de 2019.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO. Conclusões da Conferência de Medellín – 1968. Texto oficial. São Paulo: Paulinas, 2010.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO. Documento de Santo Domingo. Petrópolis: Vozes, 1993.
FERREIRA, Wagner. As novas comunidades no contexto sócio-cultural contemporâneo. Cachoeira Paulista: Editora Canção Nova, 2011, Kindle edition.
FIORES, Stefano de.; GOFFI, Tullo. Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1993.
FRANCISCO, Fernando Rodrigues. A contribuição das novas comunidades cristãs para a teologia do laicato. Reveleteo, Vol. 6, n. 9, jan/jun, 2012, p. 39-54.
FRATERNIDADE DAS NOVAS COMUNIDADES DO BRASIL. Novas comunidades. Primavera da Igreja. São Paulo: Editora Canção Nova, 2008. Kindle edition.
GERALDO, Denilson. As formas de vida consagrada como dom do Espírito Santo à Igreja. Revista de cultura teológica, v. 19, n. 74, - Abr / Jun 2011, p. 87-109.
GRUPO DE REFLEXÃO DA COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL PARA O LAICATO DA CNBB. Sujeitos eclesiais. Sal da terra e luz do mundo. Reflexões sobre o documento 105. São Paulo: Paulinas, 2017.
HÈRVIEU-LÉGER, Daniele. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
JOÃO PAULO II (Papa). Vita consecrata. São Paulo: Paulinas, 1996.
JOÃO PAULO II (Papa). Christifideles laici. São Paulo: Paulinas, 1990.
JOÃO PAULO II (Papa). Messagio al Congresso mondiale dei movimenti ecclesiali. L’Osservatore Romano, 28 maggio, 1998.
MARIZ, Cecília. A Renovação Carismática Católica. Uma igreja dentro da Igreja? Civitas, Porto Alegre, v. 3, nº 1, jun. 2003.
MARIZ, Cecília. Catolicismo no Brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. As religiões no Brasil. Continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 53-68.
MARIZ, Cecília L.; LOPES, Paulo Victor Leite. O reavivamento católico no Brasil e o caso da Toca de Assis. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 75-108.
MIRANDA, Júlia. Carisma, sociedade e política: novas linguagens do religioso no político. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
MISSIONÁRIOS CONSAGRADOS. Regra de vida dos Missionários Consagrados (as). 2005. Mimeo.
RATZINGER, Joseph. I movimenti ecclesiali e la loro collocazione teológica. In: PONTIFICIUM CONSILIUM PRO LAICIS. I movimenti nella chiesa. Atti del congresso mondiale dei movimenti ecclesiali. Cittá del Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1999.
PINHEIRO, Luiz Antônio. Expressões leigas da vida do Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte. In: BOSCHI, Caio César; PINHEIRO, Luiz Antônio. A arquidiocese de Belo Horizonte e o laicato. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2015, p. 95-158.
PORTELA, Rodrigo. Em busca do dossel sagrado. A Toca de Assis e as novas sensibilidades religiosas. 2009. 416 f. Tese de doutorado. UFJF, Juiz de Fora, 2009.
RUMSTAIN, Ariana; ALMEIDA, Ronaldo de. Os católicos no trânsito religioso. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 31-55.
TOCA DE ASSIS. Disponível em: http://tocadeassis.org.br/. Acesso em 10/06/2019.
SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Horizonte, revista de estudos de teologia e ciências da religião. V. 1, n. 2, p. 28-43, 2º sem., 1997.
SANCHIS, Pierre. Religiões, religião... Alguns problemas do sincretismo no campo religioso brasileiro. In: SANCHIS, Pierre (org.). Fiéis e cidadãos. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2001.
SANTOS, Rocélia Barbosa dos. Novas comunidades católicas: gênese, confrontos e desafios comunicativos na sociedade contemporânea. 2014. 191f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
SCARAMUZZI, Iacopo. Virgens consagradas. O Vaticano identifica um fenômeno em expansão. 2018. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/580579-virgens-consagradas-o-vaticano-identifica-um-fenomeno-em-expansao. Acesso em 10/08/2019.
SHALOM. Estatutos da Comunidade Católica Shalom. Fortaleza: Edições Shalom, 2012.
SILVA, Emanuel Freitas da. Como se produz um novo católico carismático: elementos da espiritualidade da comunidade Shalom. Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 43-64, jan./jun. 2019.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza de. A Conferência Episcopal de Medellín: inspiração para uma mística latino-americana e caribenha. Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 698-728, maio/ago. 2018.
TEIXEIRA, Faustino. Faces do catolicismo brasileiro contemporâneo. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Catolicismo plural. Dinâmicas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 17-30.
VATICANO II. Compêndio do Vaticano II. Constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1983.
ZANOTO, Gizele. Os Arautos do Evangelho no espectro católico contemporâneo. In: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf9/13.pdf. Acesso em 06/05/2019.