O curso eco design em sustentabilidade – Programa Gaia Education: análise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade

Main Article Content

Danielle Gomes de Freitas

Resumo

Compreender a atual crise global pelo panorama ambiental requer reconhecimento, disposição e vontade para pensar e criar possibilidades de uma ação justa e em concordância com o paradigma ecológico, em prol da mudança desta realidade. Dentre várias ações em andamento a educação para a sustentabilidade acena com perspectivas reais e concretas. Esta pesquisa se insere no âmbito da investigação desta educação, e teve como objetivo identificar a espiritualidade e qual sua tipologia através da analise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade, no curso Eco design em sustentabilidade do Programa Gaia Education realizado na Ecovila Terra Una/MG. O programa foi criado em 2005 pela Rede de Educadores Globais de Ecovilas para uma Terra Sustentável, passando a ser considerado complemento padrão pela ONU para a Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005\2014. Baseado na Pedagogia de Aprendizagem Vivencial, o Programa Gaia Education tem a finalidade de fornecer instrumentos\técnicas que possibilitem aos seus alunos aprender diferentes práticas sustentáveis, baseadas nas experiências comunitárias e nas relações que elas estabelecem com o ambiente, sendo rural ou urbano. A metodologia adotada consistiu na pesquisa bibliográfica de fontes primarias e secundárias dos materiais do curso e de obras de referencia na área da sustentabilidade e espiritualidade, no âmbito das Ciências da religião, da teologia, da educação, das ciências ambientais e sociais. Realizou-se a análise sistemática e hermenêutica dos discursos. Ao final da pesquisa, constatou-se a identificação da espiritualidade presente no curso, assim como outras perspectivas de praticas espirituais e de dialogo como referência para o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade de forma integral. Palavras chave: Ecologia. Paradigma ecológico. Educação. Sustentabilidade. Espiritualidade. Gaia Education. Ciências da Religião.

Article Details

Como Citar
FREITAS, D. G. DE. O curso eco design em sustentabilidade – Programa Gaia Education: análise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 54, p. 1654, 31 dez. 2019.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Danielle Gomes de Freitas

Mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas. 

Referências

FREITAS, Danielle Gomes de. O Curso eco design em sustentabilidade – Progama Gaia Education: análise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, PUC Minas, Belo Horizonte, MG.