Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia

Main Article Content

Magno Francisco de Jesus Santos

Resumo

Em 2019 o mundo se viu diante de um cenário desafiador, com a eclosão da pandemia do coronavírus (Covid-19) e a implementação de políticas públicas voltadas para a reclusão da população. Diante disso, emergiu uma reorientação da prestação de serviços e das práticas de sociabilidades, inclusive, com forte impacto no âmbito religioso. Este artigo tem como escopo o uso da rede social Facebook no processo de informação e transmissão das celebrações em santuários católicos. Foram analisados os conteúdos de 92 santuários das Filipinas, Polônia, Vaticano, Itália, França, Espanha, Portugal, Bósnia-Herzegovina, México, Venezuela, Argentina e Brasil. O mapeamento do amplo número de santuários virtuais resulta em usos variados das redes sociais nas transmissões de celebrações, com a construção de novas práticas romeiras e redefinição dos deslocamentos sagrados.

Article Details

Como Citar
SANTOS, M. F. DE J. Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1305, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em História pela UFF. Mestre em Educação (UFS),  e professor da FPD. Desenvolve pesquisas sobre religiosidades, festas e devoção.

Referências

BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta de M.; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 1996. p. 219-229.
FRANCISCO. Homilia do Santo Padre, adoração do Santíssimo e bênção Urbi et Orbi. Vaticannews. 27 de março de 2020. Acesso em 11/04/2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-homilia-oracao-bencao-urbe-et-orbi-27-marco.html
HOBSBAWM, Eric. Introdução: a Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006, p. 9-21.
PEREIRA, José Carlos. O encantamento da sexta-feira Santa: manifestações do catolicismo no folclore brasileiro. São Paulo: Annablume, 2005.
ROSENDAHL, Zeny. Hierópolis e o catolicismo popular brasileiro: uma possível tipologia. Boletim Gaúcho de Geografia. N. 21, p. 137-140.
ROSENDAHL, Zeny. Uma procissão na geografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.
SANTA SÉ. Código do Direito Canônico. Trad. António Leite. Braga: Editorial Apostolado da Oração, 1983.
SANTOS, Magno Francisco de Jesus. “Entre raios de fogo e giros de sol”: videntes de aparições marianas e os escritos de mensagens anticomunistas (Brasil e Portugal). Revista Cultura y Religión. v. 11, n. 2, 2017, p. 150-171.
SIUDA-AMBROZIAK, Renata. Devoção mariana oficial na Polônia (N.S. do Monte Claro, Częstochowa) e no Brasil (N.S. da Aparecida) – reflexões comparativas. Revista Brasileira de História das Religiões. V. 7, nº 21, 2015, p. 25-32
VATICAN. O Papa em San Marcello, um sinal da força de Deus. In: Vaticannews. 17 de março de 2020. Consultado em: 13 de abril de 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-03/papa-francisco-visita-igreja-roma-coronavirus-cruz-milagrosa.html