Fundamentalismo à brasileira: perfil e enfoque do Protestantismo de Missão no Brasil

Main Article Content

Carlos Alberto Motta Cunha

Resumo

“Fundamentalismo” é um movimento ou uma corrente de pensamento, que prega obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios fundamentais. Pode estar presente na economia, na política, na educação e em outras instâncias da vida humana. É na religião que o fundamentalismo é mais conhecido e relacionado. Fundamentalismo religioso tem fases de expressão no decorrer da história possibilitando novas elaborações conceituais e estruturais. Nos últimos anos, o tema ressurge na América Latina quando governos fazem das ideias fundamentalistas a sua base. Há uma junção perigosa entre os fundamentalismos religioso e político. O objetivo desse artigo consiste em avaliar criticamente esta relação e os seus desdobramentos sociais. O texto se divide em: 1) distinção entre “conservadorismo” e “fundamentalismo”; 2) panorama sobre as fases de expressão do fundamentalismo cristão de matriz protestante; 3) a Bíblia como base do The Fundamentals: a Testimony to the Truth; 4) fundamentalismo à brasileira, a partir do protestantismo de missão e do pentecostalismo. Os aspectos propositivos são sugeridos no decorrer da reflexão e, principalmente, no último momento do texto como apontamentos para repensar a formação teológica de líderes religiosos no Brasil.

Article Details

Como Citar
CUNHA, C. A. M. Fundamentalismo à brasileira: perfil e enfoque do Protestantismo de Missão no Brasil. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1137, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Carlos Alberto Motta Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), com pós-doutorado em Teologia Sistemática pela mesma IES; professor adjunto no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); pesquisador do grupo de pesquisa Fé e Contemporaneidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); sócio da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); assessor de formação teológica em comunidades de fé católicas e protestantes.

Referências

ARENS, Eduardo. A Bíblia sem mitos: uma introdução crítica. 3ª. ed. rev. aum. São Paulo: Paulus, 2007.

BARR, James. Fundamentalism. Londo: SCM, 1977.

BBC NEWS. Por que igrejas evangélicas ganharam tanto peso na política da América Latina? Especialista aponta 5 fatores, 2019. Disponível em: . Acesso em 27 de maio de 2020.

BETTO, Frei. Fé e afeto: espiritualidade em tempos de crise. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 2019.

BÍBLIA de Estudo Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

BOFF, Leonardo. Jesus Cristo libertador. 18ª. ed. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 1986.

BONINO, José Miguez. Rostos do protestantismo latino-americano. São Leopoldo/RS: Ed. Sinodal, 2002.

CASTILLO, José M. A humanidade de Jesus. Petrópolis/RJ: Ed. Vozes, 2017.

CAVALCANTI, Cavalcanti. Cristianismo e política: teoria bíblica e prática histórica. 3ª. ed. amp. São Paulo: Ed. Temática Publicações, 1994.

CUNHA, Carlos. Hermenêutica bíblica libertadora: encontro entre católicos e pentecostais. São Paulo: Ed. Garimpo, 2016.

DREHER, Martin N. Fundamentalismo. In: FILHO, Fernando Bortolleto. (Org.). Dicionário brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008.

FIORI, Marcus Fernando; NENEVÊ, Miguel. Dogmatismo, alienação e miséria cultural: uma reflexão sobre o Julgamento do Macaco Scopes. In: Revista Pesquisa & Criação, Vol. 10, Nº 2, Jul/Dez. 2011, p. 49-57.

GAZETA DO POVO. Frente Parlamentar Evangélica pede fim da ideologia de gênero nas escolas, 2018. Disponível em: . Acesso em 27 de maio de 2020.

GEISLER, Norman; NIX, William. Introdução à bíblica: como a Bíblia chegou até nós. São Paulo: Ed. Vida, 1997.

GRENZ, Stanley J.; GURETZKI, David; NORDLING, Cherith Fee. Dicionário de Teologia. São Paulo: Editora Vida, 2000.

IBGE, Censo religioso do Brasil 2010. Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2020.

MARTY, Martin E. Fundamentalismo. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Ed. Paulinas: Ed. Loyola, 2004.

McINTIRE, C.T. Fundamentalismo. In: ELWELL, Walter A. (Ed.). Enciclopédia Histórico-teológica da Igreja Cristã. vol. II. São Paulo: Edições Vida Nova, 1990.

MENDONÇA, Antônio Gouvêa; FILHO, Prócoro Velasques. Introdução ao protestantismo no Brasil. 2ª. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

NOLAN, Albert. Jesus hoje: uma espiritualidade de liberdade radical. São Paulo: Ed. Paulinas, 2008.

OZ, Amós. Contra o fanatismo. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.