Religião pós-moderna no Brasil? Postmodern religion in Brazil?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A presente Comunicação pretende analisar comparativamente alguns aspectos da definição de modernidade e pós-modernidade e sua aplicabilidade na análise do contexto religioso brasileiro. Partindo de autores como Giddens e Bauman, desenvolvemos a contextualização de suas teorias para uma realidade eminentemente européia. Depois, com autores como Canclini, Mariano e Prandi, dentre outros, que analisaram o contexto latino americano e, principalmente, brasileiro, procurou-se delinear o erro em se considerar que os conceitos de modernidade e pós-modernidade cabem à análise do cenário religioso brasileiro irrestritamente, como se este cenário fosse equivalente ao europeu, lugar no qual esses conceitos surgiram e foram delineados.
Palavras-chave: Modernidade; Pós-modernidade, Cenário Religioso Brasileiro, Cenário Religioso Europeu.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.