Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Batista Libanio

Resumo

O cristianismo - tanto na versão católico-romana quanto na versão evangélico-protestante - está em crise.  Ou está em crise a civilização ocidental que o cristianismo contribuiu para criar?  O presente artigo apresenta o fato da crise de plausibilidade, os fatores sócioculturais da crise e as alternativas pastorais: alternativa ético-secular, a religião universal, a onda espiritualizante mística, o fundamentalismo e pentecostalismo e a retomada da experiência fundante do Cristianismo.  Propõe-se que essa última alternativa contribua para distinguir o cristianismo e o paradigma histórico que hoje está em crise e retomar a experiência fundante da fé, que é o reconhecimento da encarnação do divino no humano, na forma de kénosis (esvaziamento, escondimento).  Nesta perspectiva, a teologia latino-americana aponta o caminho: a fé no Cristo crucificado é inseparável da solidariedade com o povo crucificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIBANIO, J. B. Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 1, n. 1, p. 9-25, 1 jan. 1997.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Batista Libanio, FAJE

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.  Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte