Centralidade do dinheiro na espiritualidade neopentecostal

  • Drance Elias da Silva UNICAP
Palavras-chave: Espiritualidade, Dinheiro, Neopentecostalismo, Vinculo social, Dádiva

Resumo

 O presente Artigo tem como centro de sua reflexão a espiritualidade centrada no dinheiro. O referido objeto é “ferramenta de Deus” presente nos cultos diários das igrejas neopentecostais. E como tal compõe o arsenal das coisas ofertadas em altar. É símbolo religioso a costurar a relação vertical Deus-igreja-fiel. Mas, não está selecionado como objeto qualquer a tomar parte, como mediação, dessa relação. O dinheiro não é danação ou algo considerado como tal, mas é santificado, quando imolado para se tornar oferta e, assim, contribuir para multiplicar as obras de Deus. Alguns textos – e contextos – tenderiam a afirmar que a penetração do dinheiro, no campo do sagrado, seria para profaná-lo, destruí-lo. Seria verdadeiro? O dízimo é dinheiro, é algo que pertence a Deus. Percebe-se uma mística que se desenvolve a partir de um processo constante de ressignificação. A perspectiva simbólica compõe a análise compreensiva desse objeto chamado dinheiro que, no espaço de culto neopentecostal, ganha importância e expressividade na fé dos que buscam vitória, conquista, prosperidade. 

PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Dinheiro; Neopentecostalismo; Vinculo social; Dádiva.   

 

 

Abstract

This Article is centered, in its reflection, SPIRITUALITY CENTRALIZED IN MONEY. The above-mentioned object money is an instrument in god’s hands, present in Neo-pentecostal churches daily cult. And in such a perspective, it – money – coumponds things arsenal, offered at altar. It is a religious symbol fitting  to sew GOD – CHURCH – FAITHFUL vertical rapport . But it is not selected as any object at all in order to take part, as a kind of mediation, in this rapport. Money is not a curse, but, sanctified, when immolated to be offered and to multiply the work of God. Some would tend to say that, the entry into the money into the space of the sacred would be to profane God, to destroy him. Can this be so? The tithe is money. It is something that belongs to God. One perceives a certain Mystic, developed fron a resignification constant process. Symbolical perspective compounds this object, called, nominated money, comprehensive analysis, money that, in neo-pentecostal cult space, increases in inportance and expressiveness in faith regarding to those ones who look for victony, conquest, prosperity.

KEYWORDS: Spirituality; Money; Social Bond; Gift; Neopentecostalism.

Biografia do Autor

Drance Elias da Silva, UNICAP
graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1989), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Religião e Bacharelado em Teologia. Assessor Pedagógico da área de Ensino Religioso da Secretaria de Educação do Município Jaboatão dos Guararapes. Tem experiência na área de Teologia e Sociologia da Religião. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a religião, Pentecostalismo Protestante, Mudança Social e Religião
Publicado
03-12-2008
Como Citar
SILVA, D. E. DA. Centralidade do dinheiro na espiritualidade neopentecostal. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 7, n. 13, p. 19-38, 3 dez. 2008.
Seção
Artigos/Articles