A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica

Main Article Content

Audemaro Taranto Goulart

Resumo

O texto quer discutir, fundamentalmente, a formação do estudante universitário, tomando os mecanismos da pesquisa e da extensão como formas privilegiadas nesse processo. Para tanto, propõe-se a pôr em destaque a noção de conhecimento, visto como uma instância efetiva para a construção do sujeito consciente que é capaz de desenvolver uma visão crítica da realidade, sabendo discernir em meio às amarras que a força coatora da cultura lhe impõe. Acreditando que a Universidade pode operar essa passagem do ignorar ao conhecer – que produz o sujeito consciente–, através da prática investigativa e do trabalho da extensão, o texto busca mostrar que a abertura ao saber decorre da possibilidade efetiva de romper com o processo nivelador a que a cultura submete os indivíduos. E, ao fazer isso, a Universidade estará formando o estudante, o sujeito do conhecimento e, sobretudo, o cidadão.

Palavras-chave: Pesquisa; Extensão; Cultura; Universidade; Conhecimento cidadão.


ABSTRACT

This text aims at discussing, fundamentally, the qualification of university students, based on the belief that the mechanisms of research and extension activities are privileged forms in that process. For such, it highlights the notion of knowledge as an effective stage in the construction of a conscious subject apt to adopt a critical view of reality and to discern things despite the constraints imposed by the coercive forces of culture. In the belief that universities are capable of operating that passage from ignorance to knowledge – which engenders conscious subjects – through the practice of investigation and extension activities, the text endeavours to demonstrate that the way to knowledge results from the effective possibility of holding back that levelling process, and that culture submits individuals. Thus, universities shall qualify students as subjects of knowledge, that is, as real citizens.

Key words: Research; Extension activities; Culture; University; Knowledge as citizen.

Article Details

Como Citar
GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 60-73, 31 maio 2004.
Seção
Artigos