Juventude face à vida: pesquisa sobre jovens na região metropolitana de Belo Horizonte.

  • Igreja Católica. Arquidiocese de Belo Horizonte, MG, Brasil PUC Minas
Palavras-chave: Juventude. Vida. Religião. Perfil da juventude

Resumo

A Arquidiocese de Belo Horiozonte, no desenvolvimento do projeto pastoral "Construir a Esperança", realizou pesquisa na região metropolitana de Belo Horizonte, MG, com 600 jovens, através de entrevistas. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de dezembro de 1992 e 05 de janeiro de 1993. O relatório inicial tinha 500 páginas. A presente versão sintetizada foi realizada pelas professoras da PUC Minas Maria da Conceição Lopes Noronha e Maria Clara Baeta Galuppo. Também participam desse relatório, na leitura de perspectiva pastoral, o Pe. Carlos Fragoso Filho e a equipe do Instituto de Pastoral da Juventude do Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo). Atuou nessa pesquisa o sociólogo Antônio Carlos Guimarães. A versão impressa do relatório aqui digitalizado teve pequena divulgação e considera-se que publicá-la, agora na modalidade online, contribui para as pesquisas sobre juventude e religião, pois amplia o conhecimento dos dados e de suas leituras contextuais.

 

 

 

Biografia do Autor

Igreja Católica. Arquidiocese de Belo Horizonte, MG, Brasil, PUC Minas

Licenciado em Filosofia (UFJF), bacharel em Teologia (PUC Minas), especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), mestre e doutor em Ciências da Religião (UFJF).

Coordenador do Núcleo de Cultura Religiosa da PUC Minas

 

Publicado
01-10-2013
Como Citar
ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE, MG, BRASIL, I. C. Juventude face à vida: pesquisa sobre jovens na região metropolitana de Belo Horizonte. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 31, p. 1167-1213, 1 out. 2013.