Pedro como personagem no evangelho de Mateus: complexidade e inversão

Main Article Content

João Leonel

Resumo

Este artigo tematiza o apóstolo Pedro como personagem no evangelho de Mateus. O objetivo é identificar as nuances e transformações do personagem Pedro no evangelho. Para tanto, tomo como ponto de partida a pertença do evangelho ao gênero literário biografia greco-romana, que apresenta Jesus Cristo como protagonista. Os demais personagens são desenvolvidos em relação com ele. O mesmo se dá com o apóstolo Pedro. O texto se desenvolve a partir da teoria narrativa, de modo particular a caracterização de personagens. Identifico, a partir de Erich Auerbach e Robert Alter, as características de personagens bíblicos, tecendo comparações com teorias do personagem no romance moderno. A análise de textos do evangelho de Mateus que retratam o personagem Pedro leva à conclusão que suas principais características são a complexidade e a inversão. Elas produzem uma visão geral da involução do personagem na narrativa do evangelho de Mateus.

Article Details

Como Citar
LEONEL, J. Pedro como personagem no evangelho de Mateus: complexidade e inversão. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 33, p. 164-182, 31 mar. 2014.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

João Leonel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Teologia e Letras. Mestrado em Ciências da Religião (UMESP). Doutorado em Teoria e História Literária (UNICAMP). Pós-doutorado em História da Leitura (Universidade Nova de Lisboa, Portugal).

Professor na Gradução e Pós-Graduação em Letras.