A sacralidade invisível do mercado
Main Article Content
Resumo
Este artigo tem por objeto o estudo do lugar da religião nas sociedades de mercado. Para isso coloca em questão o conceito de religião como a expressão de fé em entes transcendentes ou sobrenaturais, porque ele se aplica bem a religiões deístas como o cristianismo, mas deixa em segundo plano o fundamento mesmo do fenômeno religioso: a sacralidade. Recuperando a teoria de Durkheim, este artigo parte da hipótese de que a sacralidade é fundamental também nas sociedades de mercado. Abandonando o conceito de religião derivado da fé, propõe uma explicação sociológica da religião nas contemporâneas sociedades de mercado por sua sacralidade. A argumentação é organizada em cinco passos: (1) o “crepúsculo dos grandes deuses” nas sociedades de mercado, (2) a crítica ao conceito de religião relacionada a fé, (3) o resgate da contribuição de Durkheim para o estudo da religião como fato social (4) o fetichismo da mercadoria como base da sacralidade do mercado (5) o lugar das atuais religiões nas sociedades de mercado.
Article Details
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.