Recriando mundo(s)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Criado em 2007, o Projeto de Extensão “Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s)”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas, é uma experiência indissociável de pesquisa, ensino e extensão. Com esse título “recriando mundos” buscamos expressar a própria experiência que nos tem sido possível vivenciar ao longo dos anos de realização desse projeto. Nossa experiência está teoricamente referenciada pela compreensão que os pensadores alemães Mestre Eckhart (1260-1327) e Martin Heidegger (1888-1976) apresentam acerca do que é o ser humano em sua existência. Tal compreensão se exprime no fenômeno da serenidade (Gelassenheit), compreendido como um deixar ser o que simplesmente somos. As nossas pesquisas sobre esse fenômeno da Gelassenheit (serenidade) norteiam as relações que estabelecemos com a comunidade externa e nos levam a compreender que a existência do ser humano, na sua condição essencial, é uma existência compartilhada. O outro se impõe a nós sem que nós possamos deixar de ser solidários aos seus medos e angústias, pois esses mesmos medos e angústias são também possibilidades nossas. Essa relação de consideração faz de todos nós (professores, alunos, comunidade) solidários em nossa angústia existencial diante do inesperado, do desconhecido. É quando nós podemos nos visualizar, através do outro, naquilo que verdadeiramente somos e podemos ser.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.