“Vinde todas as pessoas, e vede a minha dor”: A Festa/Procissão ao Nosso Senhor dos Passos como Atrativo Potencial Turístico em São Cristóvão-Sergipe-Brasil.

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Palavras-chave: Turismo Cultural-Religioso Católico. Religiosidade Popular. Festa do Senhor dos Passos. atholic Religious-Cultural Tourism. Popular Religiosity. Party of Lord of the Steps.

Resumo

ARAGÃO, Ivan Rêgo. “Vinde todas as pessoas, e vede a minha dor”: A Festa/Procissão ao Nosso Senhor dos Passos como Atrativo Potencial Turístico em São Cristóvão-Sergipe-Brasil. 2012. 198f. Dissertação (Mestrado) Cultura e Turismo – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA.

Palavras-chave: Turismo Cultural-Religioso Católico. Religiosidade Popular. Festa do Senhor dos Passos.

Keywords: Catholic Religious-Cultural Tourism. Popular Religiosity. Party of Lord of the Steps.

 

 

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Mestre em Cultura e Turismo / Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Ilhéus-Bahia. Desenvolveu na dissertação, pesquisa sobre a Festa ao Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe, incluindo estudos sobre religiosidade, bem cultural, simbologia, imagens processionais e atrativo turístico. Tem experiência em temas relacionados a cultura, patrimônio cultural material, imaterial, artístico e arquitetônico, cidade colonial, identidade, turismo cultural e religioso, barroco, festa no Brasil, memória, metodologia da pesquisa e estudos socioantropológicos do turismo.Especializando em História e Cultura no Brasil / Universidade Gama Filho; Bacharel em Turismo / Estácio/Faculdade de Sergipe - FaSe com bolsa do PIBIC (2007-2009); Técnico em Conservação de Bens Culturais Móveis e Integrados / Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP. Membro dos Grupos de Pesquisa Sociedade e Cultura (NPGEO/UFS) e História, Memória e Representações: Suportes para o Turismo Cultural (UESC) e integrante da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).
Publicado
30-06-2014
Como Citar
ARAGÃO, I. R. “Vinde todas as pessoas, e vede a minha dor”: A Festa/Procissão ao Nosso Senhor dos Passos como Atrativo Potencial Turístico em São Cristóvão-Sergipe-Brasil. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 34, p. 602-603, 30 jun. 2014.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)