Evangelização, mídia e marketing: provocações ao debate

  • Afonso Tadeu Murad FAJE; ISTA
Palavras-chave: Igreja católica, mídia, marketing religioso, evangelização.

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão acerca da relação entre evangelização, mídia e marketing, especialmente no âmbito católico. Na primeira parte, apresenta as seis dimensões da experiência religiosa cristã que fazem parte da evangelização: mística, rito, ética, cognitivo-sapiencial (intelectual), comunitária e missionária. Mostra que essas dimensões apresentam-se em concentração diversa nos vários agentes que atuam na mídia religiosa. Na segunda parte, servindo-se da contribuição das ciências da comunicação social e do marketing, delineia os conceitos básicos de mídia, mercado e marketing, desvelando a relação de autonomia e interdependência entre eles. Por fim, reflete sobre as possibilidades e os riscos da evangelização na mídia convencional e na mídia social. Denuncia os equívocos do catolicismo midiático, da redução da evangelização à venda de um produto religioso e de uma marca. Justifica a utilização da mídia para a difusão do evangelho, fundada em valores e em diálogo com as grandes questões humanas.

Biografia do Autor

Afonso Tadeu Murad, FAJE; ISTA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1981), em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana (1992). Concluiu especialização em Gestão e Marketing, pela Fundação Dom Cabral (2006) e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP (2010). É professor de teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte. Coordena o núcleo de Extensão da FAJE. Membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Lider do grupo de pesquisa "Vida Religiosa, problemática atual e teologia". Autor da vários livros, entre os quais: Gestão e Espiritualidade, Introdução a Teologia (com J.B.Libanio), A casa da Teologia (com S.Ribeiro e P.R.Gomes). Coordena o programa de Rádio "Amigo da Terra", de educação ambiental. Blogs: www.afonsomurad.blogspot.com; www.ecologiaefe.blogspot.com
Publicado
28-06-2014
Como Citar
MURAD, A. T. Evangelização, mídia e marketing: provocações ao debate. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 34, p. 402-435, 28 jun. 2014.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier