Marta e Maria no Getsêmani de Fra Angelico: luzes medievais na releitura de tradições e textos bíblicos

Main Article Content

Ivoni Richter Reimer

Resumo

Apresentação e interpretação da obra artística Getsêmani do monge dominicano Fra Angelico como parte da história interpretativa do texto bíblico de Lucas 10,38-42 e das narrativas bíblicas que apresentam Jesus no Getsêmani com os discípulos Pedro, João e Tiago.  O contexto histórico da obra é o da Baixa Idade Média, na Itália. Na pintura, Marta e Maria aparecem inseridas na história da Paixão de Jesus, no Getsêmani, como releitura contextualizada por Fra Angelico na história do seu tempo. Para análise, utilizam-se referenciais da hermenêutica feminista na interface com história da teologia, história cultural e história da arte. Objetiva-se demonstrar que a arte sacra cristã, como parte da história interpretativa, não apenas ilustra algo do passado e/ou do presente, mas também influencia a forma(ta)ção de mentalidades. Esta função pedagógica está presente e é interpretada no Getsêmani de maneira positiva em diálogo com movimentos de mulheres no contexto desta obra de arte. Observa-se que parte da história de mulheres está representada por meio da história interpretativa, presente também no afresco em questão. Hermeneuticamente, o texto, a imagem e a história interpretativa continuam desafiando as ciências, as competências e os movimentos libertários hodiernos.

Article Details

Como Citar
RICHTER REIMER, I. Marta e Maria no Getsêmani de Fra Angelico: luzes medievais na releitura de tradições e textos bíblicos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 36, p. 1315-1333, 15 jan. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Ivoni Richter Reimer, PUC Goiás

Doutora em Teologia/Filosofia (Kassel), pós doutorado em Ciências Humanas (UFSC),  Ciências Humanas, História da Teologia, Exegese e Hermenêutica, História Antiga, Medieval e Cultural