Uso de contracepção por mulheres de diferentes grupos religiosos: diferenças ou semelhanças?

  • Ingrid Gomes Dias da Costa CEDEPLAR/UFMG
  • Angelita Alves Carvalho ENCE/IBGE
Palavras-chave: Religião, contracepção

Resumo

Estudos têm mostrado quea religião das pessoas pode influenciar de várias maneiras asdecisões contraceptivas dos fiéis por meio de suas normas e valores, gerandopadrões contraceptivos diferenciados por segmento religioso. Este estudo tem oobjetivo de identificar e analisar os possíveis diferenciais no usode contracepção segundo religiões entre mulheres sexualmente ativas no país.Para isso foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde daCriança e da Mulher de 2006. Os resultados sugerem que as mulheres católicasusavam mais contracepção moderna, principalmente hormonal. Já as evangélicasusavam mais contracepção tradicional, esterilização e camisinha.

Biografia do Autor

Ingrid Gomes Dias da Costa, CEDEPLAR/UFMG
Doutoranda em Demografia no CEDEPLAR/UFMG, com mestrado e graduação em Economia Doméstica pela UFV
Angelita Alves Carvalho, ENCE/IBGE
Doutora em Demografia. Pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas na Escola Naiconal de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).
Publicado
2015-01-03
Como Citar
COSTA, I. G. D. DA; CARVALHO, A. A. Uso de contracepção por mulheres de diferentes grupos religiosos: diferenças ou semelhanças?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 36, p. 1114-1139, 3 jan. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier