As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538

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Eunice Simões Lins Gomes
Pierre Normando Gomes-da-Silva
Claudiana Soares da Costa

Resumo

Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia e a teoria geral do imaginário. Selecionamos para nosso estudo como fundamentação metodológica a pesquisa descritiva, de campo e a abordagem qualitativa para análise dos dados. Ponderamos que a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los, ela procura descobrir, com precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e característica. Nos primeiros resultados de nossa investigação cientifica foi identificado que as lendas trabalhadas na sala de aula potencializam o imaginário popular resguardando a identidade cultural de uma manifestação religiosa. Consideramos que esta metodologia de ensino proposta pode ser implantada pelos professores do ensino religioso no seu planejamento.

 

Palavravas-chave: Lendas. Imaginação. Educação.

 

Abstract

No society is able to build the present and set the bases for the future without understanding its culture and without knowing the meaning of its history. The purpose of this article is to present the methodology put into practice in the classrooms of the first grades of the elementary school, which have the sole intention to wake up the symbolic imagination of the students through the use of the legends found in the didactic books of the religious teaching ministered by the faculty members. The topics studied are based upon the religious phenomenology, anthropology and the general theory of imaginary. For our study, we used the field research  and the qualitative approach as a methodological foundation, to make the data analysis. We consider that the descriptive research observes, registers, analyses and co-relates facts or phenomena without manipulating them; such approach helps us to discover the frequency in which a phenomenon happens, the connection of the phenomenon with the others, and also its nature and characteristics. Since the first results of our scientific investigation we have identified that the legends seen by the students in their classroom have potentized the popular imaginary and have maintained the cultural identity of a religious manifestation. We consider that the teachers of religious teaching can introduce this teaching methodology proposed in their school plans.

Keywords: Legends. Imagination. Education.

 

Article Details

Como Citar
SIMÕES LINS GOMES, E.; GOMES-DA-SILVA, P. N.; COSTA, C. S. DA. As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 10, n. 26, p. 538-551, 3 jul. 2012.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Eunice Simões Lins Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Pedagogia, com duas habilitações: Adminstração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade Federal da Paraíba (1988,1993), Bacharelado em Teologia Cristã - SETBB (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (1994), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo (1995) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008) Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Ciências das Religiões-DCR da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, no Centro de Educação -CE, e professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR-CE/UFPB) . Tem experiência na área de educação superior, atuando principalmente com o tema Educação e Imaginário. Desenvolvendo reflexões também na sociologia da educação, antropologia cultural, estruturas antropológicas do imaginário, sistemas simbólicos,didática do ensino superior e metodologia do trabalho científico. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Antroplogia do Imaginário-GEPAI (Cnpq).

Pierre Normando Gomes-da-Silva

Educador e teólogo, professor doutor, lotado no Departamento de Educação Física, da Universidade Federal da Paraíba, Prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação e Educação Física, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Corporeidade, Cultura e Educação – GEPEC-CNPq.

Claudiana Soares da Costa

Discente do Curso de Ciências das Religiões/Bolsista do PIBIC-UFPB, e membro do gepai.