O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684

  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília
  • Ana Luisa Teixeira de Menezes Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos.

Resumo

A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas são entendidas como espaços privilegiados para vivenciar a pertença qualificada, a presença relacional e a participação cooperativa, e os caminhos são movimentos para contemplar a realidade, peregrinar da companhia do outro e encontrar o sentido como horizonte do caminho. Com base nessa relação dialógica, a educação é convidada a seguir caminhos que locomovem nossos corpos e movem novas ações na direção de um projeto educacional mais significativo, bem como descobrindo pela educação que somos capazes de acolher, nas tendas, a ternura e a energia, a interioridade e a exterioridade, a singularidade e a diversidade.

Palavras-chave: Educação. Mística. Tendas. Caminhos.

 

Abstract

The reality of the contemporary world is marked, in great part, by the fragility of personal options, by the speed of technological connections and by the superficiality of social relations. In this context there is education, which mediated by a diversity of pedagogic processes, looks to contribute to the personal formation and social transformation of the individual. In this educational process, the mystic as a qualified energy, can deepen the peculiarities that touch a life and the social experiences through which one passes. Here, we use as a support the tents and paths metaphor. The tents can be comprehended as privileged spaces in which to experience the membership qualified, the relational presence and the cooperative participation, and the paths are movements through which one may contemplate reality, wandering with the company of others and finding a path to the horizon. Based on this dialogic relationship, education is perceived as a tool by which to follow the ways in which our bodies move around and perform new actions in the direction of the most significant educational projects, as well as discovering through this education that we are able to welcome, in the tents, the gentleness and the energy, the interiority and the appearance, the peculiarity and the diversity.

Key words: Education. Mystic. Tents. Ways.

Biografia do Autor

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília

Doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, Mestere em Educação pela UCB e professor no programa de pós-graduação da UCB.

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, Professora do Departamento de Psicologia e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
Publicado
2012-09-28
Como Citar
SÍVERES, L.; MENEZES, A. L. T. DE. O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 10, n. 27, p. 684-703, 28 set. 2012.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier