Geração Universitária da PUC Minas: o que mudou entre 1990 e 2013?

Main Article Content

Paulo Agostinho Nogueira Baptista

Resumo

Este artigo apresenta os principais dados, e algumas hipóteses interpretativas, sobre uma primeira leitura da pesquisa “Geração universitária: perfil atual. Um estudo de caso”, com apoio do CNPq, realizada através de survey aplicado entre novembro e dezembro de 2013, com estudantes da PUC Minas. Igualmente, objetiva-se apresentar dados comparativos, nos elementos possíveis, pois houve ampliação e mudança no questionário, com relatório de survey de 1990, sobre o “Perfil do Estudante da PUC-MG”, de modo a oferecer um quadro de duas gerações de estudantes desta universidade e responder: o que mudou em 23 anos? Ao revelar as mudanças e continuidades no perfil dos estudantes, a pesquisa oferece dados e elementos para se conhecer melhor o jovem atual e assim indicar não apenas à universidade, mas também àqueles que pesquisam sobre Ensino Superior e religião, o desafio de analisar e aprofundar nessas temáticas. Destacam-se alguns aspectos fundamentais do Perfil do Estudante da PUC Minas: dados gerais e demográficos (idade, naturalidade, domicílio, estado civil e renda familiar), dados escolares e acadêmicos, como origem e avaliação escolar, caracterização religiosa e sociopolítica, e a situação da sexualidade e da fecundidade.

 

Article Details

Como Citar
BAPTISTA, P. A. N. Geração Universitária da PUC Minas: o que mudou entre 1990 e 2013?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 36, p. 1190-1227, 10 jan. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Paulo Agostinho Nogueira Baptista, PUC Minas

Licenciado em Filosofia (UFJF), bacharel em Teologia (PUC Minas), especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), mestre e doutor em Ciências da Religião (UFJF), pós-doutorado em Demografia (CEDEPLAR/UFMG).