A imagem da esposa de Cristo na eclesiologia de Balthasar

Main Article Content

Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann

Resumo

O artigo analisa a imagem da esposa de Cristo aplicada à Igreja segundo o pensamento do teólogo suíço Hans Urs Von Balthasar. Após a introdução, na qual o leitor vem introduzido brevemente em seu pensamento e trabalho teológico, particularmente na Teodramática, onde se encontra a fonte principal para o estudo em questão, o artigo aborda os três conceitos preliminares, indispensáveis para compreender o seu pensamento eclesiológico: a relação entre o masculino e o feminino, a missão como conceito fundamental e a Igreja como pessoa. Após, o artigo expõe o pensamento deste teólogo sobre a Igreja como esposa de Cristo, apresentando a fundamentação bíblica e patrística, a imagem da esposa de Cristo como articulação da relação entre homem e mulher, a fecundidade na fundação da instituição eclesial e a compreensão de Maria como anima ecclesiastica. Como conclusão, o artigo estuda a possibilidade de uma eclesiologia desenvolvida a partir da compreensão da Igreja como esposa de Cristo.

 

Article Details

Como Citar
HACKMANN, P. G. L. B. A imagem da esposa de Cristo na eclesiologia de Balthasar. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 37, p. 446-477, 3 abr. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann, PUC-RS

Doutor em Teologia, Professor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Teológica Internacional, da Congregação para a Doutrina da Fé.