Tu Eterno e religiosidade no pensamento de Martin Buber

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Newton Aquiles von Zuben

Resumo

O ponto axial da reflexão de Buber é a noção de encontro EU-TU. As linhas de todas as relações se prolongadas, entrecruzam-se no TU eterno. Com essa afrimação Martin Buber introduz suas densas considerações sobre Deus, o TU eterno, o único TU que por sua própria essência não pode se tornar um Isso. O encontro dialógico EU-TU eterno é uma relação imediata de presença (Gegenwartsbeziehung). Tal é o cenário no qual  se pode entender a religiosidade, para Buber, como encontro na presença(Gegenwart), entre o homem e o TU eterno. E essa relação é uma experiência religiosa que se concebe e se anuncia a partir da experiência humana. As relações dialógicas entre os homens são sinais de uma relação mais perfeita, que é a relação com Deus. O objetivo é mostrar o significxado do TU eterno e da religiosidade como encontro na presença com o TU eterno na obra EU e TU ( Ich und Du).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZUBEN, N. A. VON. Tu Eterno e religiosidade no pensamento de Martin Buber. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 38, p. 941-968, 3 jul. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Newton Aquiles von Zuben, PUC Campinas

NEWTON AQUILES VON ZUBEN CONCLUIU O DOUTORADO EM FILOSOFIA - UNIVERSITE CATHOLIQUE DE LOUVAIN EM 1970 COM TESE SOBRE MARTIN BUBER. ATUOU NAS UNIVERSIDADES: PUC-SP(1971-1974) E UNICAMP (1974-2001) ONDE SE APOSENTOU EM 2001 COMO PROFESSOR TITULAR. ATUALMENTE E TITULAR DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE CAMPINAS. NO MESTRADO E3M CIÊNCIAS DA RELIGIÃO.

PUBLICOU DIVERSOS TRABALHOS - ARTIGOS, CAPÍTULOS E LIVROS. ORIENTOU 22 DISSERTACOES DE MESTRADO E 15 TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE EDUCACAO E FILOSOFIA. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUA NA AREA DE FILOSOFIA, COM ENFASE EM ETICA, ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, BIOETICA E FENOMENOLOGIA.