Teologia sob o signo da travessia: Rumo a uma teologia intercultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sinivaldo Silva Tavares

Resumo

Mercado, Tecnociência e Mídia, interligados, constituem eficiente engrenagem a movimentar o mundo em que vivemos. Esta engrenagem potencializou-se nos últimos tempos por causa de três grandes transformações: da economia de mercado à sociedade de mercado, da técnica como instrumento à emergência da Tecnociência como horizonte e, por fim, da comunicação como meio à Mídia como cenário. Interpelada por esta situação, a teologia toma consciência da necessidade de se submeter a uma transformação intercultural. Ela elege o intercultural como seu objeto formal, distanciando-se criticamente do paradigma moderno da História, cenário das principais correntes teológicas do século XX. O intercultural é assumido, portanto, como “lugar teológico”: perspectiva sob a qual abordar seus vários temas. Esta é, no final das contas, a condição para que a teologia intercultural contribua responsavelmente com nossa época, caracterizada pela indigência do pensamento. Ela convida-nos à tessitura de um saber como cuidado e como reconhecimento e rememora-nos dimensões próprias da Linguagem como mediação da existência humana e da vida em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TAVARES, S. S. Teologia sob o signo da travessia: Rumo a uma teologia intercultural. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 1955-1981, 25 dez. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Sinivaldo Silva Tavares, FAJE/ISTA

Doutorado em Teologia Sistemática pela Pontificia Università Antonianum (1998). Atualmente é professor de Teologia Fundamental e de Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis RJ; coordenador do Curso de pós-Graduação lato sensu "Espiritualidade, Ecologia e Educação: uma abordagem transdisciplinar"; coordenador do Master em Evangelização "Cenários Contemporâneos: interpelações e perspectivas". Membro do Conselho Editorial das seguintes revistas especializadas: REB. Revista eclesiástica brasileira (0101-8434), Perspectiva Teológica (Belo Horizonte) - Rhema (Juiz de Fora) (1516-3954), - Atualidade teológica (1676-3742) e - Repensar - Revista de Filosofia e Teologia.