Secularização, (a) teísmo e pluralismo religioso nas sociedades ocidentais contemporâneas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lisete S. Mendes Mónico

Resumo

Os fenómenos religiosos ocupam um lugar central na vida dos crentes, na dinâmica dos grupos, na coesão das comunidades locais e na ordenação global das sociedades nacionais e transnacionais. Incidindo sobre a dimensão ideológica da religiosidade, o presente artigo pretende contribuir para um entendimento mais alargado da secularização, seus contornos sociais e consequências individuais nas sociedades ocidentais contemporâneas. Nele se revisita a tese weberiana da Secularização e seus efeitos ao nível da significação religiosa, dos estatutos/papéis religiosos e da extensão pela qual se vive o religioso. Discute-se a privatização da religião e a consolidação numa religião mais transferida para a privacidade de cada um. A regressão ocorrida ao nível do efeito global e totalizante da religião assiste à procura de novas formas/rumos espirituais. A secularização vê-se transfigurada em pós-secularização, momento oportuno para a reformulação das teorias sociológicas da religião. O mundo contemporâneo é plural e secularizado, desenvolvendo-se crenças fora dos contextos institucionais, associadas a uma atitude religiosa mais pragmática. Espelho das sociedades ocidentais contemporâneas, a realidade portuguesa aproxima-se de uma posição pluralista em matérias religiosas. A relação do cristão leigo com a Igreja transformou-se, passando-se de uma fé de obrigação para uma fé de convicção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MÓNICO, L. S. M. Secularização, (a) teísmo e pluralismo religioso nas sociedades ocidentais contemporâneas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 2064-2095, 25 dez. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Lisete S. Mendes Mónico, Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Lisete dos Santos Mendes Mónico é Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutorada em Psicologia Social da Religião pela mesma Universidade (2010 - tese "Religiosidade e Optimismo: Crenças e modos de implicação comportamental"). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Porto (2003). Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Psicologia Social pela Università degli Studi di Bari (2001). Recebeu 4 prémios. É autora de um livro, diversos capítulos de livros e dezenas de publicações em revistas com arbitragem científica (20 em revista com fator de impacto)