Cristianismo numa sociedade plural: a propósito do livro de Boaventura de Sousa Santos "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos"

  • Francisco de Aquino Júnior Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, CE Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
Palavras-chave: direitos humanos, cristianismo, justiça social

Resumo

O artigo abordada a problemática do cristianismo numa sociedade plural a partir do livro do Boaventura de Sousa Santos Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos, onde se confronta com os desafios que os “movimentos que reivindicam a presença da religião na esfera pública” apresentam aos direitos humanos no contexto de uma “ecologia de concepções da dignidade humana”. Começa apresentando a problemática do cristianismo numa sociedade plural e indicando duas formas fundamentais de diálogo e interação entre as tradições religiosas e o conjunto da sociedade. Prossegue mostrando, a partir do livro acima referido, como tradições e movimentos religiosos são (ou podem ser) um lugar privilegiado de afirmação e defesa da dignidade humana e como as teologias que os sustentam constituem uma “gramática de defesa da dignidade humana”. E conclui mostrando como a afirmação e defesa da dignidade humana, compreendidas e vividas no contexto das lutas sociais por justiça, constituem o núcleo da experiência cristã de Deus ou, em todo caso, uma de suas características ou marcas fundamentais.

Biografia do Autor

Francisco de Aquino Júnior, Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, CE Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutor em teologia na Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster – Alemanha; presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte - CE e professor de teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará.

Publicado
25-12-2015
Como Citar
AQUINO JÚNIOR, F. DE. Cristianismo numa sociedade plural: a propósito do livro de Boaventura de Sousa Santos "Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos". HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 40, p. 2268-2291, 25 dez. 2015.
Seção
Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier