Pluralismo religioso na Lusofonia: uma questão de Liberdade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lisete S. Mendes Mónico

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com uma reflexão acerca do pluralismo religioso e da liberdade religiosa na Lusofonia. Revivendo excertos da História desde o século XV até à atualidade pós-colonial da sociedade portuguesa, analisa-se a Lusofonia em duas perspetivas complementares: a do povo colonizador e a dos povos colonizados. Evangelização, colonização e Lusofonia são, e serão sempre, indissociáveis. Para além da uniformização linguística, a Lusofonia imprimiu o seu carácter distintivo nos aspetos de aculturação, miscigenação, plasticidade e política de cristianização. Recorrendo aos dados dos censos nas décadas de 90, 2000 e 2010, adotando uma metodologia documental, estabelece-se um panorama geral da pertença religiosa na Lusofonia. Passando de uma fé de obrigação para uma fé de convicção, a Lusofonia caracteriza-se hoje por uma posição pluralista em matérias religiosas. Analisa-se a situação atual da liberdade religiosa a partir do Relatório da AIS e dos índices GRI (Government restriction index) e SHI (social hostilities involving religion). Do multiculturalismo à aculturação, a plasticidade, o ecletismo e o sincretismo religiosos funcionaram como moderadores face à imposição de um novo credo. O artigo conclui apelando à inclusão da liberdade religiosa nas agendas políticas, com vista à defesa dos direitos humanos e à paz no mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MÓNICO, L. S. M. Pluralismo religioso na Lusofonia: uma questão de Liberdade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 41, p. 144-172, 31 mar. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Lisete S. Mendes Mónico, Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Lisete dos Santos Mendes Mónico é Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutorada em Psicologia Social da Religião pela mesma Universidade (2010 - tese "Religiosidade e Optimismo: Crenças e modos de implicação comportamental"). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Porto (2003). Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Psicologia Social pela Università degli Studi di Bari (2001). Recebeu 4 prémios. É autora de um livro, diversos capítulos de livros e dezenas de publicações em revistas com arbitragem científica (20 em revista com fator de impacto)