Deus na linguagem proverbial: análise do uso do nome de Deus em Provérbios e expressões populares da Bíblia e da atualidade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A partir da constatação segundo a qual Deus é “inefável e sem forma”, o artigo analisa o uso do nome de Deus em ditos populares da Bíblia e da atualidade. Embora a Bíblia proíba fazer imagens esculpidas da divindade, ela abusa no uso do nome divino e na atribuição de metáforas de sua natureza e de suas ações. O estudo objetiva analisar a ampla utilização do nome de Deus em provérbios, tanto da antiguidade bíblica quanto da atualidade cotidiana. Após as considerações introdutórias sobre o nome de Deus nas diversas religiões, na Bíblia e na boca do povo, expõe-se a ampla citação do nome de Deus no livro bíblico de Provérbios, no contexto de toda a Bíblia Hebraica. Para analisar essa realidade, em paralelo, agrupam-se os ditos em torno aos seguintes assuntos: Deus em interjeições populares espontâneas, Deus como criador providente, Deus como retribuidor pelo bem e pelo mal, e Deus parceiro dos seres humanos em sua proposta ética de boa convivência.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.