Deus na linguagem proverbial: análise do uso do nome de Deus em Provérbios e expressões populares da Bíblia e da atualidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Valmor da Silva

Resumo

A partir da constatação segundo a qual Deus é “inefável e sem forma”, o artigo analisa o uso do nome de Deus em ditos populares da Bíblia e da atualidade. Embora a Bíblia proíba fazer imagens esculpidas da divindade, ela abusa no uso do nome divino e na atribuição de metáforas de sua natureza e de suas ações. O estudo objetiva analisar a ampla utilização do nome de Deus em provérbios, tanto da antiguidade bíblica quanto da atualidade cotidiana. Após as considerações introdutórias sobre o nome de Deus nas diversas religiões, na Bíblia e na boca do povo, expõe-se a ampla citação do nome de Deus no livro bíblico de Provérbios, no contexto de toda a Bíblia Hebraica. Para analisar essa realidade, em paralelo, agrupam-se os ditos em torno aos seguintes assuntos: Deus em interjeições populares espontâneas, Deus como criador providente, Deus como retribuidor pelo bem e pelo mal, e Deus parceiro dos seres humanos em sua proposta ética de boa convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA, V. DA. Deus na linguagem proverbial: análise do uso do nome de Deus em Provérbios e expressões populares da Bíblia e da atualidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 890-908, 30 set. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Valmor da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Mestre em Teologia e em Exegese Bíblica. Doutor em Ciências da Religião. Professor Titular de Teologia e Ciências da Religião da PUC Goiás.