Mundo desencantado: o ethos pós-religioso do homem contemporâneo à luz do pensamento de Marcel Gauchet

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiano Victor Campos

Resumo

Este artigo analisa o sentido da expressão “desencantamento do mundo” no pensamento do filósofo francês Marcel Gauchet. Para tal, busca mostrar que, por meio da tese de uma saída da religião, Gauchet apresenta o desenvolvimento histórico da religião em três etapas distintas, porém sucessivas e interligadas entre si, a saber: a religião do passado enquanto configuradora da experiência originária da heteronomia na sua forma mais absoluta, própria das sociedades ditas primitivas ou sem escrita; o momento histórico de saída da religião enquanto evento de absoluta transição da hegemonia heteronômica à hegemonia da autonomia; e, enfim, a etapa atual enquanto momento “pós-religião”, no qual se assiste a uma metamorfose da religião em crença pessoal e, assim, a uma transformação da figura do Além ou suprassensível, o que acarreta, por sua vez, diferentes concepções e figuras da transcendência no mundo contemporâneo. Ao percorrer o pensamento gauchetiano em seu arco histórico-analítico, o artigo mostra de que maneira o pensador francês reflete sobre as condições de possibilidade do religioso e da religiosidade nos tempos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CAMPOS, F. V. Mundo desencantado: o ethos pós-religioso do homem contemporâneo à luz do pensamento de Marcel Gauchet. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 376-411, 30 jun. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Fabiano Victor Campos, Bolsista PNPD CAPES/PUC Minas. Doutor e mestre em Ciências da Religião pela UFJF.

Doutor e mestre em Ciências da Religião, com concentração em Filosofia da Religião, pela UFJF. Possui especialização em Temas Filosóficos pela UFMG e graduação em Filosofia pela PUC Minas. Atualmente, é professor do curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte.