A transmissão da fé na nova arquitetura da comunicação contemporânea

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Terezinha Puntel

Resumo

Evangelização no contexto da sociedade contemporânea, transmissão da fé, nova arquitetura da comunicação constituem os eixos centrais deste artigo. Estes eixos encontram-se interligados e giram como engrenagens necessárias para a transmissão da fé, hoje. Sociedade com um cenário marcado por inéditas experiências no campo da cultura digital, encontra-se um “novo sujeito” que se move dentro de uma nova arquitetura da comunicação. A modalidade da transmissão da mensagem altera-se de unilinear para novas formas de interação. No processo comunicativo da cultura digital, a transmissão unilinear (ou unidirecional) é substituída por aquela reticular, interativa e colaborativa (network). O estudo aborda a convergência e continuidade do magistério da Igreja sobre a evangelização e sua necessária abertura para o diálogo entre fé e cultura, a partir do Concílio Vaticano II. Considera a necessidade de repensar as modalidades existentes para a transmissão da fé.  Atitude que requer coragem de pensar de modo mais profundo a relação entre fé, a vida da Igreja e as transformações que vivemos hoje. Na cultura digital, cresce e se alarga uma nova percepção e compreensão da fé. Na era digital novas linguagens desafiam paradigmas tradicionais e nos impelem para uma mudança de mentalidade e de prática pastoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PUNTEL, J. T. A transmissão da fé na nova arquitetura da comunicação contemporânea. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 46, p. 487-509, 30 jun. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Joana Terezinha Puntel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e pela Simon Fraser University (1991). Foi Visiting Research Scholar no Programa Media and Communications na The London School of Economics and Political Science, Inglaterra (2002). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975). Atua como docente no Programa de pós-graduação em Teologia da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do SEPAC que se realiza em convênio com a PUC-SP/COGEAE. Seu campo de atuação compreende os temas de: jornalismo, cidadania, política de comunicação, igreja, religião, cultura, meios de comunicação de massa, ética da comunicação. É membro da INTERCOM.