O discurso profético da Bíblia Hebraica e a ética contemporânea: novas tendências e aproximações

Main Article Content

Rodrigo Franklin de Sousa

Resumo

O presente artigo discute o crescente interesse pelos textos proféticos da Bíblia Hebraica como fontes para uma reflexão ética e religiosa relevante para o contexto contemporâneo. Para descrever esses desenvolvimentos, nosso trabalho parte de uma breve discussão sobre o uso metafórico do conceito de profecia, seguida por um breve panorama da pesquisa contemporânea sobre a ética nos profetas bíblicos. Observamos em particular a proposta da existência de uma concepção análoga ao conceito de “Lei Natural” no livro de Isaías e sua influência sobre novos estudos sobre profecia e ética ambiental. Por fim, oferecemos uma avaliação geral das implicações hermenêuticas dessas novas propostas. O foco do nosso trabalho se concentra principalmente no contexto anglo-saxônico, onde essa abordagem tem tido maior repercussão. A presente análise buscou mostrar que, para além do uso metafórico do conceito de “profecia”, diversos segmentos da academia têm demonstrado maior interesse em integrar o elemento ético dos profetas e o pensamento ético contemporâneo a partir do resgate exegético de temas e conceitos efetivamente oriundos da literatura profética. Esse resgate tem o potencial de fomentar novas linhas de reflexão e ação.

Article Details

Como Citar
SOUSA, R. F. DE. O discurso profético da Bíblia Hebraica e a ética contemporânea: novas tendências e aproximações. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 929-948, 30 set. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Rodrigo Franklin de Sousa, Faculté Jean Calvin / Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Hebrew Studies pela University of Cambridge (Reino Unido - 2008). Professor de Hebraico e Antigo Testamento da Faculté Jean Calvin, em Aix-en-Provence, França, e professor visitante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua principalmente nos seguintes temas: tradições e escrituras sagradas, ciências da linguagem religiosa, ideologia, teorias do discurso, teoria e análise linguística e história da interpretação bíblica.