A pneumatologia como fundamento teológico do diálogo inter-religioso para as Assembleias de Deus no Brasil

Main Article Content

Adriano Sousa Lima

Resumo

 As Assembleias de Deus representam o pentecostalismo clássico, que teve início no Brasil, no ano de 1911, tendo como base a experiência do Espírito e de seus dons. Hoje, essas igrejas somam mais de 15 milhões de membros e a doutrina sobre o Espírito Santo continua sendo uma das suas bases mais importantes. O Brasil de hoje, diferente de 1911, é um país pluralizado na sua cultura e na manifestação religiosa. Diante desse contexto, o diálogo entre as religiões é um imperativo fundamental no Brasil. O Espírito Santo, promove a unidade, o diálogo, a convivência e a amizade entre os diferentes. É o Espírito que sopra vida e comunhão em lugares diversos.  Por essa razão, o Espírito pode ser base, para os assembleianos, para um diálogo entre as diferentes religiões. Assim, a pesquisa tem como objetivo fundamentar, em função das Assembleias de Deus, o diálogo inter-religioso a partir da doutrina do Espírito Santo. Para isso, buscará extrair da pneumatologia elementos que contribuam para repensar a teologia pentecostal das assembleias de Deus, a fim de introduzi-las no diálogo inter-religioso. A partir da metodologia de análise bibliográfica, ficarão claras as conclusões seguintes: o Espírito Santo está presente em todo ser humano; o cuidado com o meio ambiente, a busca pela justiça e pela paz, são aspectos pneumatológicos comuns a todos os cristãos e pertinentes a diferentes tradições religiosas. O Espírito promove amizade e comunhão entre os seres humanos; em termos concretos, o resultado é a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes tradições religiosas. Assim, é possível concluir a fecundidade da pneumatologia como fundamento para o diálogo inter-religioso nas Assembleias de Deus.

Article Details

Como Citar
LIMA, A. S. A pneumatologia como fundamento teológico do diálogo inter-religioso para as Assembleias de Deus no Brasil. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 997-1029, 30 set. 2017.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Adriano Sousa Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Adriano Lima, Doutor em Teologia pela PUCPR (2016). Professor de Teologia no Centro Universitário UNINTER (UNINTER); na Faculdade teológica Batista e, atualmente, é diretor da Faculdade Cristã de Curitiba (Faculdade das Assembleias de Deus em Curitiba). Atuando principalmente nas areas de Cristologia, Pneumatologia e Diálogo Inter-religioso.