Bordado teórico e contextualização comparativa no livro John of God, de Cristina Rocha

Palavras-chave: tradução cultural, hibridismo, João de Deus, Kardecismo, meta-teoria, Nova Era, possessão, espíritos, teoria da religião, Umbanda

Resumo

Este artigo analisa dois tipos de trabalho conceitual no livro de Cristina Rocha, John of God: The Globalization of Brazilian Faith Healing (2017): bordado teórico e contextualização comparativa. O primeiro apresenta um conjunto ad hoc de conceitos, oferecendo uma série de interpretações parciais. Apesar de não oferecer uma única interpretação coerente, esta abordagem tem as vantagens de respeitar a complexidade do caso e de indicar uma série de pistas interpretativas. O segundo envolve o trabalho típico, no estudo da religião, de colocar o movimento religioso ou outro objeto de estudo em relação à sua paisagem religiosa, salientando influências e concorrentes, comparando crenças e práticas. Embora o livro fosse melhor se ambas as dimensões do trabalho conceitual tivessem sido desenvolvidas, vale a pena considerar o bordado teórico como modelo para outros trabalhos. Este artigo visa destacar o valor do bordado teórico e sugerir como ele pode ser conduzido de forma ainda mais efetiva.

Biografia do Autor

Steven Joseph Engler, Mount Royal University, Department of Humanities.
Possui graduação em Filosofia (University of British Columbia, 1986), mestrado em Filosofia (University of Toronto, 1988) e doutorado em Religious Studies (Concordia University, 1999). Atualmente é Associate Professor of Religious Studies (tenured) da Mount Royal University, Canadá. Foi professor visitante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (agosto de 2005 a fevereiro de 2008). Tem experiência nas áreas de Ciências da Religião e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da religião, religião no Brasil, e antropologia da religião. É Co-Chair (2011-2013) da unidade da Antropologia da Religião da American Academy of Religion, co-editor da revista acadêmica Religion (Routledge), co-editor dos séries de livros Studies in the History of Religions e Texts and Sources in the History of Religions (Brill) e editor do série de livros Key Thinkers in the Study of Religion (Equinox).
Publicado
30-04-2018
Como Citar
ENGLER, S. J. Bordado teórico e contextualização comparativa no livro John of God, de Cristina Rocha. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 49, p. 223-256, 30 abr. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject