Paul Ricoeur e a lógica do perdão

  • Walter Ferreira Salles
Palavras-chave: justiça, perdão, religião, Ricoeur

Resumo

Meu objetivo é refletir sobre a lógica do perdão como manifestação da justiça a partir da contribuição filosófica de Paul Ricoeur. Pretendo igualmente refletir sobre o papel da tradição cristã nas leis e na política a partir da perspectiva da justiça. Para tanto, esse debate será articulado em torno de três pressupostos fundamentais: primeiro, a lógica do perdão está para além do esquecimento e da vingança; segundo, o perdão se insere na perspectiva do dom e da gratuidade; enfim, a ideia de reabilitação do ser humano capaz de ser bom e justo que está presente nas lógicas do perdão e da justiça judiciária. Em minha opinião, esta é uma maneira de dar sentido ao discurso religioso em nossa cultura secular.

Biografia do Autor

Walter Ferreira Salles
Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Líder do Grupo de Pesquisa "Religião, linguagem e cultura". Professor de Ética e Teoria do conhecimento (Faculdade de Filosofia) e de Filosofia Jurídica (Faculdade de Direito) na PUC-Campinas. Membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Coordenador do Grupo de Trabalho "Filosofia da Religião" da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Atualmente desenvolve pesquisa em torno do pensamento de Paul Ricoeur, com ênfase em hermenêutica, justiça, linguagem e religião. Estágio pós-doutoral (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Doutorado em Ciências da Religião (2006) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestrado em Teologia (1997) pela Faculdade Jesuita de Paris (Centre Sèvres), bacharelado em Teologia (1995) e em Filosofia (1990) pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE).
Publicado
2019-04-30
Como Citar
SALLES, W. F. Paul Ricoeur e a lógica do perdão. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 52, p. 414-435, 30 abr. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject