Grupos Diedrais: uma proposta concreta para uma apresentação inicial da Álgebra Abstrata para licenciandos em Matemática

  • Andreza Thalia Menezes Monteiro
  • Luiz Felipe Costa Mesquita Moura
  • Rubens Vilhena Fonseca

Resumo

Este artigo traz uma sugestão para o ensino/aprendizagem de tópicos específicos, referentes à Teoria dos Grupos nos cursos de Licenciatura em Matemática. A problemática consiste, inicialmente, no fato de que o tópico Grupos é considerado um assunto central a ser estudado nos cursos de licenciatura em Matemática em quase todas as universidades. As razões para essa centralidade podem variar consideravelmente, mas o consenso é que tempo e esforço devem ser dedicados ao
seu ensino e aprendizado. Por outro lado, os estudantes têm sérias dificuldades cognitivas e afetivas com álgebra abstrata, ou seja, eles têm dificuldades em se tornar competentes e, mesmo entre os que obtêm sucesso, muitos não conseguem ver o objetivo em estudar tal assunto. Este artigo é uma tentativa de abordar uma pequena parte dessa problemática do ensino e aprendizagem da Álgebra Abstrata, com base na experiência acumulada por anos de pesquisa e desenvolvimento na apresentação do assunto teoria de grupos para os alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Espera-se que a abordagem apresentada possa servir como uma base para novas propostas e sugestões adicionais que possam aperfeiçoar o que aqui se sugere. Ao considerar as rotações e translações de movimentos rígidos nos polígonos regulares, em particular no triângulo equilátero e no quadrado, para deduzir os conceitos iniciais de grupos, este artigo pretende ser um recurso útil e animado para professores da disciplina Álgebra Abstrata e aos licenciandos.

Biografia do Autor

Andreza Thalia Menezes Monteiro

Universidade do Estado do Para

Luiz Felipe Costa Mesquita Moura

Universidade do Estado do Pará

Rubens Vilhena Fonseca

Universidade do Estado do Pará

Publicado
18-12-2019
Seção
Artigos