O ALIMENTO COMO MERCADORIA E AS INTERAÇÕES CAMPO-CIDADE

Autores

  • Felipe Facci Inguaggiato Universidade Federal de São Carlos/ Departamento de Engenharia Civil, Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU)
  • Tatiane Ferreira Olivatto Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Engenharia Civil https://orcid.org/0000-0002-5770-7088

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2020v27n41p212

Palavras-chave:

Urbanização no Brasil, Produção Agrícola, Produção Familiar

Resumo

Os movimentos de urbanização e capitalistas causaram o distanciamento entre a população urbana e a origem de seus alimentos. Os supermercados refletem a visão do alimento como mercadoria e o esvaziamento de interações sociais – os “não lugares”. Este trabalho propõe um levantamento bibliográfico de caráter reflexivo acerca de práticas que conectem as esferas campo-cidade, trazendo um debate acerca das feiras livres, espaços públicos e projetos comunitários. Também são levantadas questões que desencorajem o êxodo rural, como a valorização da agricultura familiar e cooperações.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Inguaggiato, F. F. ., & Olivatto, T. F. . (2022). O ALIMENTO COMO MERCADORIA E AS INTERAÇÕES CAMPO-CIDADE. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 27(41), 212. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2020v27n41p212