Bases para uma cidade-corpo:

Villahermosa, México

Auteurs-es

  • Jorge Herrera de la Torre PUC Minas
  • Maria Manoela Gimmler Netto PUC Minas
  • Rubens do Amaral PUC Minas

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2023v30n44p130-152

Mots-clés :

Paisagem, Transformabilidade, Cidade-corpo, Camadas, Espaços livres

Résumé

Este artigo apresenta e discute as problemáticas urbanas e ambientais da cidade de Villahermosa, no Mexico, com o objetivo de definir as diretrizes projetuais para a implantação de soluções baseadas na natureza em três camadas da paisagem: vegetação, água e espaço público. A partir de revisão teórica e normativa, geoprocessamento e diagnóstico quanti-qualitativo dos componentes do recorte de estudo, foi possível definir conceitualmente e aplicar um plano de ação para a paisagem por meio de um sistema multiescalar de espaços livres vinculado ao conceito de cidade-corpo. Nessa analogia, a cidade é compreendida como o organismo, os espaços livres com funções essenciais para a cidade representam os órgãos e as conexões urbanas como cursos de água e ruas determinam um sistema circulatório que interconecta e nutre o corpo. A pesquisa, que relaciona a cidade a um organismo vivo, aponta caminhos teóricos e metodológicos para ampliar o potencial de transformabilidade da paisagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jorge Herrera de la Torre, PUC Minas

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Arquitetura da Paisagem pela PUC-MG e Arquiteto pela Universidad Juárez Autónoma de Tabasco.

Maria Manoela Gimmler Netto, PUC Minas

Doutora em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Arquiteta e Urbanista pela UFMG, professora do programa de pós-graduação em Arquitetura da Paisagem da PUC-MG.

Rubens do Amaral, PUC Minas

Doutorando em Projeto e Planejamento pela UNB, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Especialista em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de Brasília, professor do programa de pós-graduação em Arquitetura da Paisagem da PUC-MG.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-30

Comment citer

Torre, J. H. de la ., Gimmler Netto, M. M., & Amaral, R. do . (2024). Bases para uma cidade-corpo:: Villahermosa, México. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 30(44), 130–152. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2023v30n44p130-152