Identidade e mobiliário urbano
Conceito e presença em cidades de origem imigrante no Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p51-70Mots-clés :
Mobiliário urbano. Identidade. Espaços públicos.Résumé
A inserção e a permanência do mobiliário urbano em espaços públicos de praças podem ser analisadas sob muitos aspectos. Tais aspectos podem ser intrínsecos ao próprio objeto, mas sendo este de caráter urbano, pressupõe consideração do lugar e da sua população. A partir disso, este trabalho concentra-se no conceito de identidade nas intersecções entre mobiliário urbano, espaço e usuário. Sendo a praça, um espaço simbólico nas cidades, pesquisamos cidades com origem imigratória, onde seria possível a detecção de traços da identidade imigrante e da economia colonial nos elementos de mobiliário urbano. Como resultado, encontramos exemplos desses elementos com diferentes dimensões do conceito de identidade, assim como a ocorrência de apropriações do mobiliário urbano pela população no sentido de resgatar a sua origem.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.