CAMPO GRANDE Y EL TREN: LA CONSTRUCCIÓN DEL ESPACIO SOCIAL DE LA CIUDAD DESDE LA LLEGADA DEL FERROCARRIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2020v27n40p17

Palabras clave:

Espacio social; ferrocarril; tren; Campo Grande.

Resumen

En este artículo, se analizarán las prácticas espaciales que involucraron el complejo ferroviario del Ferrocarril del Noroeste de Brasil y sus relaciones con el sitio urbano de Campo Grande / MS, desde la celebración de su llegada hasta la negación de su presencia con la eliminación de las vías urbanas. y posterior atribución de nuevos usos. Basado en una revisión bibliográfica con atención al trabajo de Henri Lefebvre, se propone una reflexión sobre el significado del espacio social como una expresión material que resume las prácticas sociales de un determinado grupo a lo largo del tiempo; concluyendo que la convivencia de los habitantes de Campo Grande con el tren y los aspectos de esta relación son componentes del tejido socioespacial de la ciudad e incluso la ausencia del tren en la vida urbana no disminuye su importancia, registrada en el espacio social de la ciudad.

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Biografía del autor/a

Flavia Cristina Albuquerque Palhares Machado, UCDB

Graduada em Arquitetura e Urbanismo Anhanguera/Uniderp (1999), Atua como Arquiteta e Urbanista em escritório próprio desde 1999, mestranda do programa de pós graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco.  Pesquisadora dos grupos de pesquisa “Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade” e "Desenvolvimento Territorial Sustentável" do PPGDL da UCDB.

Maria Augusta de Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutora em Linguística (2000) e Doutora em Ciências Sociais - História do Brasil (1997), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Curso de História e no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de quarenta livros e livretes publicados e com uma produção técnica bastante desenvolvida. É avaliadora das Condições de Ensino de Cursos de História do INEP - Ministério da Educação - Brasil. Foi parecerista do MEC no Plano Nacional do Livro Didático na área de História - Ministério da Educação - Brasil. Participa do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Atualmente coordena o grupo de pesquisa na área do Sagrado no Contexto de Territorialidade e na área do Patrimônio Cultural.

Sergio Seiko Yonamine, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Atualmente é doutorando no programa de pós graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco e ocupa o cargo de Coordenador de Relações Intergovernamentais e Institucionais no Gabinete do Prefeito da Prefeitura de Ponta Porã.

Publicado

2021-05-18

Cómo citar

Machado, F. C. A. P., Castilho, M. A. de, & Yonamine, S. S. . (2021). CAMPO GRANDE Y EL TREN: LA CONSTRUCCIÓN DEL ESPACIO SOCIAL DE LA CIUDAD DESDE LA LLEGADA DEL FERROCARRIL. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 27(40), 17. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2020v27n40p17