CONTRA A OPINIÃO FALSA, O AUTOENGANO, A MÁ CIDADANIA:
A educação para a virtude (PLATÃO)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p436-446Keywords:
Platão, Filosofia Antiga, Ética, Psicologia, Educação, CidadaniaAbstract
A desinformação, a opinião falsa, o agir mal foram objetos de reflexão filosófica por Filósofos Antigos, como por Platão em textos que articulam Psicologia, Educação, Ética e Política. Propomos abordar essa reflexão e articulação, bem como o caminho para sua superação presente na proposta de educação para a cidadania da República e das Leis. Entre opinião falsa e opinião verdadeira (a respeito do Ser, da vida em comum, de si mesmo) há um caminho de educação do todo corpo/alma a ser proporcionado (pelo poder político) ao indivíduo para a conquista do autodomínio, do equilíbrio entre os elementos irracionais e racionais do psiquismo para que consiga agir com discernimento na vida em comum. Segundo Platão, é preciso conhecer a natureza humana e talhá-la para o maior grau de excelência que seus elementos internos possam conquistar – estado de virtude – por meio de recursos educativos (como música, jogos em comum, matemática, dialética). O uso de tais recursos são debatidos pelo personagem Sócrates na República e pelo personagem O Ateniense nas Leis, como elementos fundamentais para a formação do caráter e a configuração de um regime político que preze o equilíbrio de forças, a justiça, a paz, e não escravidões, injustiças, violências.
Downloads
References
BAILLY, A. Egger, E, Abrégé du Dictionnaire Grec Français. 27ed. Paris: L. Hachette, 2000.
JAEGER, W. W. Paidéia. 2a ed. S.P.: Martins Fontes, 1989.
KOHAN, Walter Omar. Infância e educação em Platão. Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, v.29, n.1, p.11-26, jun.2003.
LAURENT, Jérôme. L’éducation et l’enfance dans les Lois. Revue Philosophique de la France et de l'Étranger, Paris, p.41-56, 2000.
MARQUES, Marcelo P. Os sofistas: o saber em questão. In: CODATO, Adriano (et al.); FIGUEIREDO, Vinícius de. (Org.). Filósofos na sala de aula. São Paulo, Berlendis & Vertecchia, 2007. V.2, p.11-45.
PAVIANI, Jayme. Platão & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 126 p. (Pensadores & educação) ISBN 9788575263020
PEIXOTO, Miriam C. D. Reabilitando os Sofistas. Revista da Fundação Educacional Monsenhor Messias. Sete Lagoas, FEMM/MG, v.I, n.1. p.39-53, nov. 1994.
PLATÃO, As Leis. Trad. e Com. Edson Bini. Bauru, S.P.: EDIPRO, 1999.
PLATÃO, República. Trad. M. H. da Rocha Pereira. 7ed. Lisboa: Fundação Calouste Goubenkian, 1993.
PLATO, Laws. Trad. R. G. Bury. 4ª ed. Toronto: The Loeb Classical Library, 1926. V.I; V.II.
PLATON, La République. Livres IV-VII Traduit par Emile Chambry. Paris: Société d’éditon Les Belles Lettres, 1903. Tome VII.
PLATON, Les Lois. Trad. et Com. Luc Brisson et Jean-François Pradeau. I-II. Paris: GF-Flammarion, 2006.
PLATÃO. Platonis Opera - T.IV Tetralogiam VIII continens [insunt Politia, Timaeo et Critia], recognovit brevique adnotatione critica instruxit Ioannes Burnet. Oxford: Oxford Clarendon Press, 1902. T.V Tetralogiam IX continens [insunt Minos, Leges, Epinomis, Epistulae, Definitiones et spuria], recognovit brevique adnotatione critica instruxit Ioannes Burnet. Oxford : Oxford Clarendon Press, 1907.
REIS, M. D. Psicologia, Ética e Política. A tripartição da psykhé na República de Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2009. (Coleção FAJE)
REIS, M. D. Virtude e Vício. Tripartição e unidade da psykhé no Timeu e nas Leis de Platão. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2010.
SCOLNICOV, Samuel. Platão e o problema educacional. São Paulo: Edições Loyola, 2006. 130 p. ISBN 8515032082.
TEIXEIRA, Evilazio Francisco Borges. A educação do homem segundo Platão. 3.ed. São Paulo: Paulus, 2003. 140p (Filosofia.) ISBN 8534915628
VAZ, H. C. Lima. Escritos de Filosofia IV. Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo, Edições Loyola, 1999.
VILLELA-PETIT, Maria da Penha. Platão e a poesia na República. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v.44, n.107, p.51-71, jan. 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?