A FORMAÇÃO DAS CRENÇAS NA TEORIA DO CONHECIMENTO HUMIANA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p542-554

Keywords:

Crenças, Hábito, Ideias, Teoria do conhecimento

Abstract

Neste texto temos a intenção de apresentar e discutir a forma como o importante filósofo escocês, David Hume (1711-1776), em sua teoria do conhecimento e filosofia, compreende o processo de formação das crenças, a qual foi fundamental para o empirismo britânico e para a filosofia dos séculos posteriores. Para tanto, de início, iremos apresentar a distinção fundamental que o filósofo realiza entre impressões e ideias, segundo a qual impressões são mais fortes e vivazes que as ideias e, por isso, são compreendidas como a origem de todo o conhecimento. Feito isso, discutiremos a importância e o papel da causalidade para a composição e o surgimento da crença em sua teoria do conhecimento e como este efeito se relaciona com outros elementos da filosofia humenana para tal. Por fim, iremos apresentar a compreensão de Hume segundo a qual seria através do hábito, em relação com a causalidade, que elaboraríamos nossas crenças.

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Author Biographies

Francisco Alvarenga Junnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

PhD student in Philosophy at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Master in Philosophy from the Jesuit Faculty of Philodophy and Theology (FAJE). Graduated in philosophy from Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

Larissa Cristina Gomes Teixeira, Università degli studi di Verona

Mestranda em Filosofia pela Università degli studi di Verona (Univr). Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Published

2022-12-30

How to Cite

Francisco Alvarenga Junnior, & Teixeira, L. C. G. . (2022). A FORMAÇÃO DAS CRENÇAS NA TEORIA DO CONHECIMENTO HUMIANA. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 13(26), 542–554. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p542-554

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT