A INTERPRETAÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS EM MONTESQUIEU E EM HUME
OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA “CIÊNCIA DOS COSTUMES"
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p102-121Keywords:
Montesquieu, Hume, teoria dos climas, causalidade moral, princípio da simpatiaAbstract
No Espírito das leis, Montesquieu defendeu a ideia de que o clima (uma causa física) exercia influência direta sobre o corpo e a mente dos seres humanos, sendo capaz de afetar o comportamento coletivo de um povo. Os leitores religiosos de Montesquieu, especialmente o abade Jean-Baptiste Gaultier, acreditavam que essa teoria dos climas colocava em questão o livre-arbítrio. Em um ensaio intitulado Dos caráteres nacionais, David Hume rejeitou a teoria dos climas, atribuindo a variabilidade cultural ao princípio da simpatia. O presente artigo tem três objetivos: primeiramente, pretende-se analisar os argumentos utilizados por Hume para refutar a teoria dos climas; em seguida, explica-se o conceito humeano de simpatia (que não pode ser dissociado da epistemologia e da teoria das paixões do filósofo); por fim, procura-se situar a análise humeana das causas do comportamento humano (coletivo) em um contexto mais amplo: a discussão de Hume sobre a liberdade e a necessidade.
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