A INTERPRETAÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS EM MONTESQUIEU E EM HUME

OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA “CIÊNCIA DOS COSTUMES"

Autores/as

  • Rafael Salamon USP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p102-121

Palabras clave:

Montesquieu, Hume, teoria dos climas, causalidade moral, princípio da simpatia

Resumen

No Espírito das leis, Montesquieu defendeu a ideia de que o clima (uma causa física) exercia influência direta sobre o corpo e a mente dos seres humanos, sendo capaz de afetar o comportamento coletivo de um povo. Os leitores religiosos de Montesquieu, especialmente o abade Jean-Baptiste Gaultier, acreditavam que essa teoria dos climas colocava em questão o livre-arbítrio. Em um ensaio intitulado Dos caráteres nacionais, David Hume rejeitou a teoria dos climas, atribuindo a variabilidade cultural ao princípio da simpatia. O presente artigo tem três objetivos: primeiramente, pretende-se analisar os argumentos utilizados por Hume para refutar a teoria dos climas; em seguida, explica-se o conceito humeano de simpatia (que não pode ser dissociado da epistemologia e da teoria das paixões do filósofo); por fim, procura-se situar a análise humeana das causas do comportamento humano (coletivo) em um contexto mais amplo: a discussão de Hume sobre a liberdade e a necessidade. 

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Biografía del autor/a

Rafael Salamon, USP

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. Email: salamonrf@gmail.com.

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Publicado

2025-04-22

Cómo citar

Salamon, R. (2025). A INTERPRETAÇÃO DAS DIFERENÇAS CULTURAIS EM MONTESQUIEU E EM HUME: OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA “CIÊNCIA DOS COSTUMES". Sapere Aude, 2(2), 102–121. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p102-121

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

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