Filosofia do Ser: A tarefa inacabada do pensar

Authors

  • Rafael Lourenço Navarro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Abstract

As duras críticas feitas por Martin Heidegger ao pensamento objetivante mantém-se como um dos principais legados filosóficos do séc.XX. Para o filósofo alemão, desde que Platão identificou a realidade com a imutabilidade das ideias a filosofia se esqueceu do Ser. Assim, a metafísica que fundamenta o pensamento ocidental configura-se como onto-teo-logia. Ela trata apenas do que pode ser intelegívelmente determinado em sua identidade com as ideias e esquece, portanto, da diferença entre Ser e ente. A metafísica, para Heidegger, trata do ente em geral (ontologia) e para sustentar suas argumentações tem de buscar um ente supremo e primeiro (teologia).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Lourenço Navarro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bolsista FAPEMIG com pesquisa filosófica cuja temática engloba Ecologia, Ética, Metafísica, Hermenêutica e Fenomenologia. Membro do Colegiado do Curso de Filosofia da PUC-MG desde 2013.

Published

2015-07-08

How to Cite

Navarro, R. L. (2015). Filosofia do Ser: A tarefa inacabada do pensar. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 6(11), 380–388. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/9983

Issue

Section

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS