O FENÔMENO DA AUSÊNCIA NA DESCONSTRUÇÃO DERRIDIANA DA PINTURA

Auteurs-es

  • Rozângela Gontijo

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p582

Résumé

RESUMO

Jacques Derrida foi um dos mais influentes herdeiros da fenomenologia de Husserl. Suas obras encontram adeptos em várias áreas que vão desde a filosofia, literatura até as artes em geral. Diante desse legado fenomenológico e disseminação do seu pensamento, este artigo pretende destacar, em primeiro lugar, a colisão de dois interesses fundamentais em suas obras: a crítica à metafísica da presença e o papel relevante da escrita. Na obra “La voix et le phénomène”, Derrida radicaliza a fenomenologia e desestabiliza argumentos ingênuos.  Num esforço de compreensão de alguns de seus quase conceitos, pretende-se, em segundo lugar, analisar a aplicação da desconstrução em alguns trechos do texto “La vérité en pointure: Restitutions”, no intuito de apresentar a importância do fenômeno da ausência na desconstrução da pintura.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia. Desconstrução. Pintura. Ausência. Escrita.

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Biographie de l'auteur-e

Rozângela Gontijo

Doutoranda em Filosofia pela UFMG

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Publié-e

2016-01-03

Comment citer

Gontijo, R. (2016). O FENÔMENO DA AUSÊNCIA NA DESCONSTRUÇÃO DERRIDIANA DA PINTURA. Sapere Aude, 6(12), 582. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p582

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER