O FENÔMENO DA AUSÊNCIA NA DESCONSTRUÇÃO DERRIDIANA DA PINTURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p582Abstract
RESUMO
Jacques Derrida foi um dos mais influentes herdeiros da fenomenologia de Husserl. Suas obras encontram adeptos em várias áreas que vão desde a filosofia, literatura até as artes em geral. Diante desse legado fenomenológico e disseminação do seu pensamento, este artigo pretende destacar, em primeiro lugar, a colisão de dois interesses fundamentais em suas obras: a crítica à metafísica da presença e o papel relevante da escrita. Na obra “La voix et le phénomène”, Derrida radicaliza a fenomenologia e desestabiliza argumentos ingênuos. Num esforço de compreensão de alguns de seus quase conceitos, pretende-se, em segundo lugar, analisar a aplicação da desconstrução em alguns trechos do texto “La vérité en pointure: Restitutions”, no intuito de apresentar a importância do fenômeno da ausência na desconstrução da pintura.
PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia. Desconstrução. Pintura. Ausência. Escrita.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?