O FENÔMENO DA AUSÊNCIA NA DESCONSTRUÇÃO DERRIDIANA DA PINTURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p582Resumo
RESUMO
Jacques Derrida foi um dos mais influentes herdeiros da fenomenologia de Husserl. Suas obras encontram adeptos em várias áreas que vão desde a filosofia, literatura até as artes em geral. Diante desse legado fenomenológico e disseminação do seu pensamento, este artigo pretende destacar, em primeiro lugar, a colisão de dois interesses fundamentais em suas obras: a crítica à metafísica da presença e o papel relevante da escrita. Na obra “La voix et le phénomène”, Derrida radicaliza a fenomenologia e desestabiliza argumentos ingênuos. Num esforço de compreensão de alguns de seus quase conceitos, pretende-se, em segundo lugar, analisar a aplicação da desconstrução em alguns trechos do texto “La vérité en pointure: Restitutions”, no intuito de apresentar a importância do fenômeno da ausência na desconstrução da pintura.
PALAVRAS-CHAVE: Fenomenologia. Desconstrução. Pintura. Ausência. Escrita.
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